BarreiroDistrito de SetúbalDistritos

Autarquia do Barreiro poderá investir num novo centro de saúde

A demora na aprovação por parte do Governo no projecto para o novo centro de saúde no Alto do Seixalinho, levou os responsáveis da Câmara Municipal do Barreiro a afirmarem-se dispostos a investir na construção deste equipamento.

Na reunião camarária desta quarta-feira, com quatro votos a favor do PS e cinco abstenções, das quais quatro da CDU e uma do PSD, a candidatura a um protocolo de cooperação com a ARS de Lisboa e Vale do Tejo para a construção de uma nova unidade de saúde no Alto do Seixalinho.

Segundo Frederico Rosa, presidente do município, a decisão foi tomada de fazer «um esforço extra» porque o Governo e a ARS não consideram a construção deste centro de saúde como «prioritária».

De acordo com o autarca, os encargos para a construção da nova unidade serão definidos na candidatura que irão entregar, mas a previsão é que a câmara municipal comparticipe «a construção» e a ARS os «equipamentos e recursos».

O Centro de Saúde do Alto do Seixalinho, que funcionava na avenida Bocage, no Barreiro (distrito de Setúbal), encerrou há cinco anos e, desde aí, a população da freguesia passou a ter de se deslocar para a Unidade de Saúde Familiar da Quinta da Lomba, criando alguns transtornos.

Um terreno junto à urbanização da Escavadeira, no Alto do Seixalinho, com cerca de 1.600 metros quadrados, foi o local apresentado pelo executivo para a localização do novo centro de saúde, o que, segundo o vereador da Gestão Territorial, Rui Braga, «é suficiente, tem capacidade de crescimento e está perto de transportes».

Os vereadores da oposição abstiveram-se nesta votação, por considerarem que o investimento não devia ser maioritariamente comparticipado pela autarquia, mas sim pela administração central, ARS e por verbas nacionais.

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro realiza esta sexta-feira uma tribuna pública para reclamar um novo centro de saúde, pelas 11h00, no terreno para onde esteve prevista a construção do centro de saúde do Alto do Seixalinho.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *