CulturaSines

Autarquia de Sines ‘dá’ oito noites de fado online e na rádio

Câmara de Sines proporciona espectáculos de fado

A Câmara de Sines (Setúbal) transmite, a partir desta sexta-feira e até 3 de abril, oito noites de fado para “desfrutar” na rádio e ‘online’, gravadas previamente em vários locais do concelho ligados ao património local.

A iniciativa, intitulada «Maré de Fado», com direção artística de Carlos Soares da Silva, foi criada em 2017 com o objetivo de «recuperar o legado das noites e encontros de fado, onde amadores e profissionais se juntavam pelo prazer de cantar» segundo o município, em comunicado.

Nesta edição, devido à pandemia de covid-19, as noites de fado vão ser transmitidas, todas as sextas-feiras e sábados, nas páginas ‘online’ do município, na rede social Facebook e no canal do YouTube redes do município de Sines (Facebook e Youtube) e nos canais na Internet dos parceiros Rádio Amália e Rádio Sines, incluindo na sua frequência FM.

Os espetáculos foram gravados sem público e cumprindo as normas de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde e o ‘cartaz’ deste ano inclui a participação de 25 nomes programados e «abre-se a projetos convidados com influências de outros géneros musicais, estando previsto que, cada noite, se organize em torno de um tema diferente».

Cada espetáculo, que será transmitido às 21h30, foi gravado em diferentes locais do concelho, ligados ao património local, como o Museu de Sines, a antiga Estação de Caminhos de Ferro, a Igreja de Nossa Senhora das Salas e o Largo Marquês de Pombal, na freguesia de Porto Covo.

Os artistas Daniela Giblott, Joana Rita, Armando Casal e André Baptista atuam na 1.ª noite do ‘Maré de Fado’, já esta sexta-feira, sob o tema «Histórias do Mar».

No sábado, Ricardo Martins, Sofia Ramos, André Baptista e o projeto Fado no Pé abordam o tema «O Pescador e a Fé».

Na semana seguinte, a noite de dia 19 tem o tema «A Preparação para a Viagem», com a participação de Isabel Noronha, Eva Zambujo e Tiago Correia, enquanto, na noite seguinte, «A Partida» é o fio condutor para as participações de Paula Cruz, Pedro Calado, Isabel Noronha e o projeto Fado e Morna.

No 3.º fim de semana do evento, o palco está reservado para Tânia Oleiro, Carolina Bila e José Geadas, que dão a sua interpretação ao tema «A Viagem», e, no dia seguinte, sob o tema «O Trabalho», para Maria da Saudade, Luís Saturnino, Tânia Oleiro e o projeto Acordeão Fadista.

A mostra termina no primeiro fim de semana de abril, com as vozes de António Pinto Basto, Joana Luz e Gustavo a cantarem o tema «A Saudade», na sexta-feira. Já no sábado, dia 03, Nuno Amaro, Mafalda Vasques, António Pinto Basto e o projeto João e Miguel entoam o tema «A Chegada».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *