Parceiros
DestaqueMobilidadeSetúbal

Autarquia de Setúbal apresenta programa do ‘Arrábida Sem Carros e em Segurança 2022’

- publicidade -

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou, em reunião pública, o programa que define as regras de acesso às praias do concelho na época balnear, com um reforço significativo do transporte público para garantir segurança e mais comodidade.

Para 2022 o programa ‘Arrábida Sem Carros e em Segurança’ adopta um conjunto de medidas de prevenção e minimização dos riscos relacionados com situações de emergência e socorro e de melhoria das condições ambientais e de segurança das praias.

Entre as medidas está a proibição diária de circulação de automóveis, nos dois sentidos de trânsito, das 07h00 e as 20h00, entre os parques de estacionamento das praias da Figueirinha e do Creiro, a partir de 10 de junho e até 18 de setembro.

Para aceder às praias, estará disponível um novo serviço de transporte público rodoviário que arrancará no concelho a 1 de junho, com a entrada em operação da Carris Metropolitana, e a utilização do passe Navegante no acesso às praias permitem assegurar maior frequência, comodidade e qualidade no acesso às zonas balneares, a custos mais controlados e uniformes.

Nesta época balnear regista-se já um reforço assinalável na oferta de autocarros em comparação com os anos anteriores e as carreiras asseguram desdobramentos em caso de necessidade, afirma a autarquia.

Uma das carreiras que fazem o transporte de passageiros para as praias setubalense, a carreira 4423 Praia do Creiro – Setúbal (ITS – Interface de Transportes de Setúbal), tem uma frequência regular de 30 em 30 minutos, com um reforço que permite uma frequência de 15 em 15 minutos no período da manhã, entre as 07h00 e as 09h30, e à tarde, entre as 17h00 e as 19h30.

Esta carreira, com paragens, entre outras, nas avenidas 5 de Outubro e Luísa Todi, Praia de Albarquel, Comenda, Secil e praias da Figueirinha e de Galapinhos, tem ainda uma variante complementar às 12h00, às 15h00 e às 17h00, que faz o percurso de ida e volta entre a Figueirinha e o ITS.

Já a carreira 4424, que liga a Praia da Figueirinha à Avenida Antero de Quental, no Centro Comercial Alegro, tem uma frequência de 30 em 30 minutos, com o primeiro autocarro a sair de Setúbal às 09h20 e o último a partir da Figueirinha às 19h50.

Esta linha tem um percurso que contempla paragens, por exemplo, no Parque Urbano da Várzea, Avenida de Moçambique, Saboaria, Parque Urbano de Albarquel, Comenda e Secil.

No caso da carreira 4425 Praia de Albarquel – Circular, a frequência da passagem dos autocarros é de 20 em 20 minutos, com o reforço de uma segunda circulação a todas as horas, entre as 09h00 e as 19h00.

Com um horário entre as 09h00 e as 20h30, esta linha tem paragens nas avenidas Luísa Todi e José Mourinho e no Parque Urbano de Albarquel.

Quanto à carreira 4426 Brejos de Azeitão – Praia do Creiro, dada a baixa procura registada nos anos anteriores, mantém-se o serviço prestado em 2021, com a possibilidade de reajustamento caso a procura o justifique.

Há duas partidas diárias a partir da Rua José Afonso, Lote 4, às 08h30 e às 13h30, e duas saídas do Creiro às 13h30 e às 19h30, tendo esta linha várias paragens em Brejos de Azeitão e Vila Nogueira, Aldeia Rica, Oleiros, Aldeia de Irmãos, Alambre e Casais da Serra.

- publicidade -

Com uma frequência de 30 em 30 minutos, das 08h30 às 19h30, a carreira 4453 Praias Arrábida – Circular garante as ligações entre o Outão e as praias da Figueirinha, Galapinhos e Creiro.

No que diz respeito à circulação automóvel, das 07h00 às 19h00, fica interdito, também, o troço que conduz ao Portinho da Arrábida, a partir do cruzamento de acesso.

A circulação rodoviária está igualmente vedada no acesso à Praia de Albarquel entre as 07h00 e as 20h00.

A circulação nos troços com restrição de trânsito é autorizada a veículos de duas rodas, trotinetas, viaturas portadoras de dístico de residente, transportes públicos regulares, táxis e similares, autoridades e viaturas de emergência.

No caso dos residentes, comerciantes e concessionários, podem pedir cartões de acesso por requerimento disponibilizado na página do município ou pelo endereço de correio eletrónico praias@mun-setubal.pt.

O Passe Navegante pode ser utilizado em todas as carreiras de transportes públicos para as praias do concelho, sendo, igualmente, possível a aquisição de bilhetes de bordo e o serviço de carregamentos de Zapping, com tarifas mais reduzidas, cujos valores ainda se encontram em apreciação pela TLM – Transportes Metropolitanos de Lisboa, e maior facilidade de aquisição e utilização.

A tarifa Zapping consiste num título de transporte pré-pago que pode ser usado para quaisquer viagens em transporte público ocasional na Área Metropolitana de Lisboa, pelo carregamento nos cartões VIVA, um cartão que pode ser adquirido e carregado nos postos de venda e máquinas de venda automática, tem um custo associado de 0,50 euros e a validade de um ano a contar da data da aquisição.

No que respeita a parques de estacionamento automóvel, é disponibilizada a bolsa existente na Praia da Figueirinha, com capacidade para 240 lugares, tarifada de 1 de junho a 30 de setembro com um custo variável, dependendo do dia da semana e da época – baixa de 1 a 30 de junho e de 1 a 30 de setembro e alta de 1 de julho a 31 de agosto.

No Parque do Creiro, gerido numa colaboração entre o município e a Associação da Baía de Setúbal, aplica-se a tarifa de ocupação diária de quatro euros, valor, igual ao do ano passado, estabelecido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Quanto ao parqueamento automóvel do Portinho da Arrábida tem regulação local com estacionamento exclusivo a residentes e operadores de atividades económicas permanentes.

O parque de estacionamento da Secil encontra-se encerrado durante a presente época balnear.

Para auxiliar os veraneantes, é disponibilizada uma aplicação informática que permite ter conhecimento prévio, em tempo real, sobre o número de lugares disponíveis em cada parque, informação que constará ainda em painéis eletrónicos centralizados de gestão do estacionamento, localizados nas interseções da Gávea, do Portinho da Arrábida e da Avenida Luísa Todi.

Estão ainda contempladas ações de promoção dos modos suaves no acesso às praias, com a disponibilização de trotinetas e bicicletas partilhadas para Albarquel, Figueirinha e Portinho da Arrábida e uma solução de transportes alternativos de acesso às praias por TUK-TUK, mediante a atribuição de licenças de operação.

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal


Sondagem | Tem condições para acolher refugiados ucranianos em sua casa?
VOTE AQUI!
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Escreva um comentário