AlmadaDistrito de SetúbalDistritos

Autarquia de Almada requalifica acessos de seis praias na Costa de Caparica

A Câmara Municipal de Almada informou que vai requalificar os acessos e estacionamento de seis praias na Costa de Caparica, tendo já iniciado as obras nas praias do Rei e da Bela Vista.

«Esta primeira fase de intervenção, neste conjunto de seis praias, tem uma extensão de 2,9 quilómetros, incluindo o acesso principal e acessos secundários às praias», indicou a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros (PS), numa resposta escrita enviada à agência Lusa.

Segundo a autarca, os resultados desta intervenção já estão à vista, com as obras nos acessos e parques de estacionamento entre a via de acesso da Estrada Florestal às praias do Rei (que também inclui a praia da Princesa) e da Bela Vista.

A empreitada já tinha sido anunciada no início deste mês, na apresentação da “Operação Floresta Segura, Floresta Verde 2019”, mas agora Inês de Medeiros revelou as áreas onde a requalificação vai acontecer, incluindo também os acessos da praia da Morena, Sereia, Infante e Nova Vaga.

Na intervenção será também criada uma via de circulação com largura de 3,5 metros em todos os acessos que, além de potenciar a circulação pedonal e de meios de mobilidade suave, também se pode tornar em acesso de emergência.

«A falta de acessos para meios de socorro era gritante. Uma ambulância que quisesse chegar às praias tinha de se deslocar sobre os carris do Transpraia [comboio turístico que liga a praia da Costa da Caparica à Fonte da Telha, num trajeto de cerca de nove quilómetros]», frisou a autarca.

O projeto, que está a decorrer em articulação com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Agência Portuguesa do Ambiente, inclui também a requalificação dos parques de estacionamento das seis praias.

Em relação ao pagamento dos estacionamentos, Inês de Medeiros esclareceu que «a tarifa só será aplicada após a requalificação».

Já a requalificação da Estrada Florestal só deverá começar depois do Verão, segundo a presidente da câmara, por ser uma «obra complexa que vai ter um grande impacto», sendo necessário deixar passar o período de maior afluência às praias.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *