AlcocheteCantinho da Bicharada

Autarquia de Alcochete apoia tutores na esterilização de cães e gatos

O município de Alcochete vai prestar apoio financeiro à esterilização de cães e gatos de proprietários que residam no concelho no âmbito de uma campanha que está a decorrer até 15 de novembro.

As normas para a campanha de esterilização de canídeos e felinos foram aprovadas por unanimidade na reunião de câmara de 14 de outubro na Biblioteca de Alcochete.

Fernando Pina, presidente da Câmara destacou a importância “do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo município no que respeita à esterilização quer de gatos, quer de cães, não só pela via de quem é proprietário destes animais mas também no que respeita aos animais errantes”.

Também Vasco Pinto, o vereador com o pelouro da Saúde Pública referiu que a “problemática dos animais errantes é grande e os municípios têm cada vez mais dificuldade em lidar com este problema”, com a agravante de que “há uma manifesta sobrelotação dos canis municipais” e criticou a transferência da tutela do setor para o Ministério do Ambiente, “que faz desaparecer todo o conhecimento adquirido neste campo pela Direção-Geral da Alimentação e Veterinária”.

Vasco Pinto sublinhou que o executivo “tem assumido uma posição francamente positiva na resolução das populações de animais errantes” e recordou que “o município não só implementou o Programa de Controlo de Colónias de Gatos como também tem operacionalizado um programa de promoção da Campanha de Apoio à Esterilização de Cães e Gatos, em articulação com a DGAV e que tem permitido uma comparticipação financeira das intervenções cirúrgicas”.

O autarca referiu ainda que o município “também procedeu à legalização do Centro de Recolha Oficial” e que está prevista a instalação de uma enfermaria no início do próximo ano que permitirá intervir nos animais residentes no canil e também junto da população errante”.

Vasco Pinto disse ainda que “também é responsabilidade do município promover boas práticas junto dos seus munícipes” de que é exemplo esta campanha de esterilização “que permitirá às pessoas terem um apoio financeiro na esterilização dos seus animais de companhia”.

Fonte: Câmara Municipal de Alcochete


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *