Moita

Autarquia da Moita aprova Comemoração em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem 2020 – Alteração

Nota: a pedido da autarquia da Moita, o conteúdo desta notícia foi alterado, tendo em conta que o título pode induzir em erro, de que as Festas vão ter lugar nos mesmos moldes dos anos transactos, o que não irá acontecer.

Em reunião camarária na Moita de 24 de Junho, foi aprovada por maioria a realização das Comemorações em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, em 2020, com os votos a favor da CDU e BE, PSD/CDS/MPT, e os votos contra do PS, incluindo do vereador da Proteção Civil, Luís Chula.

A Câmara Municipal da Moita aprovou a realização de comemorações em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, com uma série de condicionantes e prevendo a sua avaliação permanente relativamente à pandemia, quer previamente ao seu início, quer durante o decorrer da mesma, podendo ser decidido o cancelamento imediato a qualquer momento, se não estiverem asseguradas as necessárias condições de segurança sanitária.

As Festas da Moita, como são conhecidas, terão duração não superior a cinco dias e início a 13 de setembro, após o Dia do Município, que se assinala a 10 de setembro, e que normalmente integra a programação destas celebrações.

A Comissão de Festas da Moita deverá apresentar à Câmara Municipal um programa detalhado, devidamente adequado às condições determinadas pela crise pandémica e com parecer favorável da autoridade de saúde.

A deliberação prevê igualmente que a avaliação das comemorações relativamente à pandemia seja permanente, quer previamente ao seu início, quer durante o decorrer da mesma, podendo ser decidido o cancelamento imediato a qualquer momento, se não estiverem asseguradas as necessárias condições de segurança sanitária.

A deliberação refere ainda que, “a dois meses de distância da data prevista para o início das Festas, são muitas as incertezas sobre a evolução da crise sanitária e das condições concretas que existirão nessa altura, mas é já adquirida a impossibilidade de realizar umas Festas semelhantes às habituais”.

Nesta deliberação não está definido se irá ter lugar a tradicional ‘Tarde do Fogareiro’, a Regata em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem ou as largadas e espectáculos taurinos.

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem decorrem normalmente a partir da segunda semana de Setembro, e têm a duração de dez dias, tendo o seu momento alto no no primeiro domingo da festa, com a procissão em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem, seguida da bênção das embarcações típicas do Tejo.

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *