EducaçãoJustiçaPolíticaSaúdeSesimbraTurismo

Autarquia aprovou Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação

O início da última reunião autárquica começou com o executivo municipal a se colocar ao lado da luta dos professores. «Os educadores merecem toda a atenção de nós, os políticos locais», disse o vereador Márcio Souza. O vereador Nélson Pólvora aproveitou o início desta reunião para lançar um conjunto de questões, de onde se destaca alguns projetos de requalificação (como é o caso da Avenida dos Náufragos e da entrada na Quinta do Conde, junto a Galp).

Em relação a estas questões, o presidente Francisco Jesus informou que está a ser ultimada uma proposta que pode criar bolsas para o estacionamento de motas na Avenida dos Náufragos e a requalificação do largo do antigo Mercado não faz parte do Orçamento para este ano. As obras na escola Navegador Rodrigues Soromenho e a da nova USF em Sesimbra continuam a avançar.

Sobre os preços destas, a vereadora Felícia Costa perguntou se as mesmas terão um financiamento aumentado já que estes deveriam ser trabalho da administração central. Esta questão levou a um sorriso do presidente da autarquia, que lembrou que «o município de Sesimbra tem sido um bom aluno do programa Lisboa 2020». A reabilitação da Capela de São Sebastião que deveria ser reinaugurada ainda durante o mês de janeiro só deverá ver as suas obras concluídas a 6 de março.  

Sobre o processo popular movido para “congelar” o empreendimento que vai nascer na Mata Sul, Francisco Jesus demonstrou-se surpreso com o mesmo pois ao município ainda não chegou nada do tribunal que envolva esta ação. Um dos subscritores desta ação popular é deputado da Assembleia Municipal. «Já nos foi solicitado pelo MP toda a informação sobre o contrato e vamos enviar no prazo que nos foi estabelecido», disse o autarca para clarificar todos os presentes.

Na reunião de trabalho que os vereadores da Câmara de Sesimbra tiveram no dia 25 de janeiro, foi aprovado o início da elaboração do Regulamento Municipal do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Sesimbra. Em Sesimbra, o principal centro de apoio animal é a Bianca. Também foi aprovado o Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação. Este plano, como explicou a vice-presidente Felícia Costa, é o mais abrangente possível. Sesimbra pontua-se pela inclusão e não pela discriminação.

«É um plano virado, primeiramente para o interior, mas também vocacionado para os parceiros da autarquia. Foram apresentados um conjunto de melhorias para que não haja discriminação devido ao género, raça ou credo». Para ser eficaz, o documento (que irá até 2025) também terá de ser aprovado pela Assembleia Municipal. Sobre este documento, o vereador Nélson Pólvora achou que o mesmo poderia ser mais ambicioso, mas está totalmente de acordo com o mesmo.

Em todos os agrupamentos escolares do concelho está implementado o projeto Escolhe o teu caminho, que pretende alertar para comportamentos de risco. Em relação aos documentos que vão ser feitos para promover a igualdade, lançou-se a ideia para que os mesmos também sejam escritos em braile. «As questões de género extrapolam já as questões de ser homem ou mulher», lembrou o vereador Miguel Fernandes. Em Portugal, há menos 4% de mulheres a praticarem desporto comparando com os homens.

Com o Carnaval quase a chegar, foi aprovado o alargamento dos limites de horário de funcionamento dos estabelecimentos de restauração e bebidas, até às 6 horas. Isto ao contrário da música na rua, que só poderá ir até às 2 da manhã.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *