Justiça

Autarca de Espinho fotografado pela PJ em encontros com empresários para entregas de dinheiro vivo

Ao longo da investigação para a Operação Vórtex, a Polícia Judiciária (PJ) terá fotografado diversos encontros entre o presidente da Câmara Municipal de Espinho Miguel Reis – detido esta terça-feira por suspeitas de corrupção – e vários empresários do concelho para entregas de dinheiro vivo, avança o Correio da Manhã na edição desta quinta-feira.

Toda a investigação terá começado com uma denúncia contra o antigo líder da autarquia durante 12 anos, Joaquim Pinto Moreira, vice-presidente do PSD e presidente da Comissão de Revisão Constitucional -, mas o primeiro a ser apanhado em flagrante foi mesmo o socialista Miguel Reis.

Entende-se no entanto que Joaquim Pinto Moreira possa ser constituído arguido nas próximas horas. O vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD já garantiu que está de “consciência tranquila” e diz que “tirará conclusões” se vier de facto a ser constituído arguido.

De resto, foram várias e ao longo de meses as vigilâncias efectuadas por elementos da PJ do Porto e que levaram as autoridades a sustentar que houve mesmo entregas de numerário para pagamento de actos de corrupção.

Recorde-se que Miguel Reis foi detido esta terça-feira juntamente com um funcionário da autarquia de Espinho e três empresários por suspeitas de corrupção em licenciamentos e negócios imobiliários e hoteleiros envolvendo dezenas de milhões de euros.

O autarca socialista, que assumiu a presidência do município de Espinho nas últimas autárquicas, em Setembro de 2021, após 12 anos de domínio social-democrata, está indiciado, assim como os outros quatro arguidos, pela prática dos crimes de corrupção activa e passiva, prevaricação, abuso de poderes e tráfico de influências.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *