Nacional

Aumento “excecional” de quase 5 mil vagas ao Ensino Superior

- publicidade -

A noite de ontem foi marcada por um reforço de 4700 vagas de acesso ao ensino superior. O aumento é inédito e permite aos alunos mudarem as suas opções de candidatura na plataforma online, entre 9 e 11 de setembro, mesmo antes se saírem as colocações da 1ª fase de acesso ao Ensino Superior, divulgadas a 28 de setembro.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, fala de um aumento “excecional” das candidaturas que se deve ao maior número de candidatos desde 1996, assegurado que também podem haver novidades na segunda fase de acesso ao ensino superior.

“O número de candidatos aumenta de uma forma excecional este ano, é o maior número desde 1996”, adiantou à TSF Manuel Heitor. “Superou bastante o número de vagas e, por isso, o Governo abrir um processo excecional este ano, facilitando a transferência de vagas que eram tradicionalmente usadas em concursos especiais”.

O reforço é essencialmente nos cursos com mais procura, nomeadamente, em 17 deles, como por exemplo, medicina. “Para um jovem de 18 ou 19 anos é importante ser colocado na sua primeira opção, naqueles que são os seus desejo e atitudes para aprender novas matérias e ter acesso ao conhecimento”, elucida o ministro.

O Governo com este aumento de vagas pretende promover um “espírito republicano de democratização de acesso ao ensino”.

Já para a segunda vaga podem existir novidades, “se for oportuno e se as instituições verificarem que ainda há candidatos a colocar, há ainda a possibilidade de aumentar mais as vagas na segunda fase, que será aberta em meados de outubro, logo após a colocação da primeira fase”, informa Manuel Heitor.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui