Atualidade

Atraso no reembolso do AutoVoucher aumenta queixas dos consumidores em abril

O Portal da Queixa registou um aumento do número de queixas relacionadas com o AutoVoucher, na ordem dos 60% em abril, comparativamente com o primeiro trimestre do ano.

«Desde o início de abril, as queixas começaram a avolumar-se no Portal da Queixa. Em apenas 10 dias, foram registadas no Portal da Queixa 555 reclamações. O atraso nos reembolsos é o principal motivo de queixa dos consumidores» refere a entidade.

Até ao momento, o Estado devolveu 90 milhões de euros a quem fez compras nos postos de abastecimento, mas muitos consumidores estão a reclamar devido ao atraso nos reembolsos e desde o início do ano, chegaram à maior rede social de consumidores de Portugal mais de 900 reclamações relacionadas com o Autovoucher.

Apesar disso, o maior número de queixas registou-se nos primeiros dias de abril, em que foram registadas 555 reclamações, o que representa um aumento de 60% face aos primeiros meses do ano (62% do total de 2022.)

No primeiro trimestre do ano, os consumidores registaram 346 queixas, o que equivale a 38% do total de reclamações de 2022.

Durante o mês de março, a maior movimentação gerada pelos contribuintes no site do IVAucher – mesma plataforma que gere o AutoVoucher – resultou também na subida das reclamações registadas no Portal da Queixa dirigidas à SaltPay, a operadora responsável pela gestão do programa.

Foram registadas dificuldades com o reembolso e problemas com a inscrição/adesão geraram a maioria das queixas de março, mês em que foi anunciada a subida do subsídio mensal de 5 euros para 20 euros.

O sistema AutoVoucher vai acabar no final deste mês de abril e, a partir de maio, o Governo conta implementar a redução adicional do imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos (ISP) como se o IVA baixasse de 23% para 13%, já prometida pelo primeiro-ministro.

Fonte: Portal da Queixa


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *