Ativistas falam de “Black Face” por ator branco realizar a dobragem portuguesa de personagem negro
A dobragem portuguesa do novo filme da Pixar - "Soul" - está a dar que falar. Isto porque a personagem principal é negra, mas em Portugal foi dobrada por atores brancos.

A dobragem portuguesa do novo filme da Pixar – “Soul” – está a dar que falar. Isto porque a personagem principal é negra, mas em Portugal foi dobrada por atores brancos.
Em protesto, a Djass – Associação de Afrodescendentes, cita Rodrigo Saturninho para questionar: “Qual o motivo de terem escolhido o Jorge Mourato, um ator português branco, para fazer a voz de um personagem negro na versão portuguesa do novo filme da Pixar? França, Alemanha, Brasil, Estados Unidos, não utilizaram atores brancos para fazer a voz de Joe, o primeiro protagonista negro dos filmes da Pixar. Qual o motivo de terem feito esta opção em Portugal? Não há atores negros competentes em Portugal?
Até quando o BlackFace continuará a ser feito em Portugal impunemente em nome de uma arte que se desculpa a todo tempo e continua a perpetuar a base racista que formou a sociedade portuguesa?” Reflexão oportuna de Rodrigo Saturnino”, pode ler-se.
Mas o que é o “Black Face”? Esta era uma prática utilizada nos Estados Unidos da América, quando atores brancos pintavam a pele de negro em espetáculos humorísticos, no sentido de ridicularizar a raça negra.
O ator Marco Mendoça também foi deixou criticas à dobragem de atores brancos sobre personagens negros:

Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito