Atualidade

“Ataques racistas da extrema-direita” em Portugal preocupam Rede Europeia contra o Racismo

A Rede Europeia Contra o Racismo está preocupada com o "aumento muito preocupante de ataques racistas da extrema-direita em Portugal" nos últimos meses.

A Rede Europeia Contra o Racismo está preocupada com o “aumento muito preocupante de ataques racistas da extrema-direita em Portugal” nos últimos meses.

Numa declaração divulgada em Bruxelas, a ENAR (sigla em inglês) dá conta que “desde 2019, quando o partido português de extrema-direita conquistou pela primeira vez lugares no parlamento, os ativistas de extrema-direita têm sido encorajados a cometer crimes de motivação racial contra pessoas de cor em Portugal“.

A ENAR refere que “os portugueses que trabalham incansavelmente para promover a justiça e desafiar o racismo não estão seguros“, relembrando que são “pessoalmente visados e ameaçados, e enfrentado discursos de ódio, ameaças de morte, e assédio judicial”.

A rede sublinha ainda a “brutalidade, o volume e a frequência dos ataques estão a aumentar e a deixar os ativistas inseguros, especialmente num contexto em que não se sentem protegidos pelas autoridades” apelando à resposta urgente “por parte das autoridades portuguesas”.

Na declaração, a ENAR defende que se “devem conduzir investigações policiais sólidas e eficazes e responsabilizar todos aqueles que incitam ao ódio e promovem a violência contra os defensores de direitos humanos através de um processo legal completo”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *