Montijo

ATALAIA – Festa Grande cumpre tradição em honra de N.ª S.ª da Atalaia

A localidade da Atalaia volta a viver uma das festividades mais antigas do concelho do Montijo, de 24 a 27 de Agosto, com as Festas em Honra de N.ª Sr.ª da Atalaia, ou Festa Grande como é conhecida, trazem as tradições dos círios, dos bailes populares, dos arraiais e muita animação.

O ponto alto das festas é a procissão em honra de N.ª Sr.ª da Atalaia, que terá lugar no domingo, dia 26 de Agosto, às 18h30.

As Festas em Honra de N.ª Sr.ª da Atalaia têm abertura oficial marcada para o dia 24 de Agosto, sexta-feira, às 19h00. Nesse dia, o destaque é o concerto de Xana Carvalho, às 22h30, no palco principal.

A noite de sábado, dia 25 de Agosto, é dedicada às tradições, com o Festival de Folclore, às 22h00, no palco principal. No domingo, dia 26 de agosto, às 23h00, no palco principal atua o grupo Leo e Leandro.

O concerto da artista Micaela finaliza as festividades, no dia 27 de agosto, segunda-feira, às 22h30, no palco principal, seguindo-se o fogo-de-artifício.

A estes destaques do programa, juntam-se os diversos bailes populares, a feira e as largadas.

A Festa Grande é uma romaria que remonta a 1507, aquando da promessa feita pelos empregados da Alfândega de Lisboa, devido à peste que grassou na capital.

Festividade de raízes profundas e de tradições seculares, todos os anos, os diversos círios e as centenas de romeiros regressam para prestar devoção a N.ª Sr.ª da Atalaia.

Pode aproveitar as Festas de Nossa Senhora da Atalaia e visitar o Museu Agrícola que estará a funcionar num horário alargado, para que tenha a oportunidade de conhecer este valioso património municipal, testemunho do passado agrícola do Montijo. A entrada é livre.

 Fonte: Câmara Municipal do Montijo

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *