Atualidade

Asteroide ‘potencialmente perigoso’ vai fazer razia ao planeta Terra

O asteroide 7335 (1989 JA) vai passar rente à Terra no próximo dia 27 de Maio, de acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS) da NASA.

Este asteroide mede algo como quatro vezes o tamanho do Empire State Building, é o maior do grupo de asteroides denominado ‘Apollo’ e na sexta-feira irá passar a cerca de quatro milhões de quilómetros do nosso planeta – quase 10 vezes a distância média entre a Terra e a lua.

Ainda assim, dado o enorme tamanho da rocha espacial (1,8 km de diâmetro) e a proximidade relativamente próxima da Terra, a NASA classificou o asteroide como ‘potencialmente perigoso’, o que significa que poderia causar enormes danos ao nosso planeta se a sua órbita vier a mudar e a rocha impactar com a Terra.

Este é o maior asteroide que este ano já passou pela Terra, e viaja a uma média de 13 quilómetros por segundo, e poderá ser observado mesmo com um telescópio amador.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

comentário

  1. Temos constantemente “passagens” destes NEO-PHA nas vizinhanças da Terra. 4 Mkm da Terra é bastante longe… Vejam o seu registo efectuado no dia 18 Maio, quando se encontrava a cerca de 10 Mkm, durante cerca de 3 h percorreu no céu uma distância equivalente ao diâmetro aparente da Lua. Ver FB da PMN (Portuguese Meteor Network).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *