Atualidade

Associação Protectora dos Diabeticos preocupada com suspensão de atendimentos não urgentes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) deixa apelo à ministra da Saúde para que contem com a associação durante a segunda vaga da pandemia e mostra-se preocupada com a decisão anunciada por Marta Temido, para a possibilidade de suspensão da atividade assistencial não urgente nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Para a APDP «têm de existir formas de encontrar alternativas» e apela a que o ministério da Saúde «encontre soluções objetivas que protejam as pessoas com doenças crónicas e que, mais uma vez, o SNS não pode voltar a ficar refém da COVID-19, para que nenhuma pessoa com diabetes volte a ser esquecida».

No despacho assinado ontem pela ministra da Saúde, os hospitais do SNS receberam esta terça feira orientações que lhes permitem ativar os planos de contingência e suspender, durante o mês de novembro, «a atividade assistencial não urgente que, pela natureza ou prioridade clínica, não implique risco de vida para os utentes, limitação do seu prognóstico e/ou limitação de acesso a tratamentos periódicos ou de vigilância».

Face a esta decisão, José Manuel Boavida, presidente da APDP, declara que «as associações podem apoiar as pessoas com diabetes e ajudar na sua orientação e melhor controlo. O acompanhamento, em fase de pandemia, é e sempre será um desafio, por isso a Ministra da Saúde pode contar connosco».

José Manuel Boavida exemplifica, referindo que «durante a primeira vaga da COVID-19, a APDP disponibilizou a Linha de Apoio à Diabetes (21 381 61 61), que atualmente funciona das 9h00 às 17h00, incluindo fins de semana e feriados», e assegura que a APDP tem capacidade para triar e orientar as diferentes situações ligadas à diabetes.

O presidente da APDP defende ainda a criação de comissões entres as Administrações Regionais de Saúde (ARS), os diretores de serviços dedicados à diabetes, a APDP e a Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), para a criação de locais específicos de diabetes, com linhas telefónicas dedicadas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *