Seixal

Associação de Pais João de Barros questionam ministro sobre obras na escola

A Associação de Pais da Escola João de Barros enviou um email ao gabinete do ministro da Educação relativamente às obras de requalificação da Escola Secundária João de Barros, em Corroios, iniciadas em 2010 e cuja última paragem nas obras já dura desde Abril de 2019, mantendo-se algumas aulas em contentores.

Isso mesmo refere o email enviado a Tiago Brandão Teles, explicando que «o empreiteiro suspendeu a obra e levantou todo o seu material do estaleiro.

Foi entretanto lançado novo concurso, que ficou vazio, sem empresas interessadas, supostamente porque o valor do concurso era muito inferior aos valores de mercado. Terá de ser lançado novo concurso, que aguarda uma portaria de extensão conjunta do Ministério da Educação e do Ministério das Finanças.

Como o Senhor Ministro pode constatar pessoalmente, os nossos educandos continuaram a ter aulas em contentores, em condições próprias de países do terceiro mundo, a deslocarem-se para o exterior da escola para aulas de Educação Física, com os riscos inerentes e sujeitos às intempéries.»

Outra preocupação da Associação de Pais passa pelo amianto que as instalações mais antigas ainda apresentam.

«Todos os edifícios e telheiros originais são cobertos por placas de fibrocimento com amianto, que já deveriam ter sido retiradas há muitos anos. O certo é que, ao fim de 10 anos, apenas foi executada uma pequena parte do projeto, não se concluindo nem a 1ª das 3 fases previstas.

O espaço da escola está reduzido a um terço, para as cerca de 1500 pessoas que ali estão diariamente.

Em breve, o país retomará a sua atividade económica e social, e a nossa comunidade escolar regressa à triste realidade de não terem condições dignas e aceitáveis para prosseguirem o processo educativo.»

Perante este cenário, a Associação questiona o ministro sobre «qando será assinada e publicada a portaria de extensão; para quando se prevê o lançamento de novo concurso e ainda para quando se prevê a conclusão das obras de requalificação.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *