Parceiros
Seixal

Associação de Dadores do Seixal realiza colheita de sangue. Reservas nacionais em nível baixo

A Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho do Seixal vai promover mais uma recolha de dádivas de sangue.

Esta decorre no dia 7 de agosto, domingo, na Sociedade Musical 5 de Outubro, em Aldeia de Paio Pires.


A sessão decorre entre as 9h00 e as 13h00 e conta com o apoio de técnicos do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, sendo também possível a inscrição para doação de medula óssea.

Os dadores têm de ter entre 18 e 65 anos de idade (até aos 60 anos se for a primeira dádiva); peso igual ou superior a 50 kg e hábitos de vida saudáveis.

Esta semana o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) lançou um apelo à dádiva numa altura em que as reservas de sangue dos tipos A+, O+ e O- estão abaixo dos níveis ideais e só dão para cerca de cinco dias.

Diariamente são necessárias mil unidades de componentes sanguíneos, no entanto na altura de Verão, com os períodos de férias e as deslocações da população, o número de colheitas tem tendência a decrescer», reconhece o IPST.

«As dificuldades resultam da falta de profissionais para a recolha de sangue e por não serem criadas condições para ir ao encontro da população por forma a promover as dádivas», diz Alberto Mota, presidente da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES).

“Não podemos fazer uma pessoa esperar duas horas ao sol, à frente de uma unidade móvel, para dar sangue”, critica. O presidente da FEPODABES defende “ser necessário um melhor planeamento nas recolhas”. “É necessário melhorar a programação das recolhas entre instituto e as associações de dadores”, afirma Joaquim Silva, presidente da Federação das Associações de Dadores de Sangue, que faz um “forte apelo aos dadores neste período complicado”.


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Siga-nos no Feedly, carregue em seguir (follow)


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.