MúsicaSesimbraSociedadeTurismo

As tradições da freguesia do Castelo saíram a rua em desfile

O Desfile Etnográfico: Tradições e Ruralidade aconteceu nas ruas de Alfarim. No domingo (14), ao fim do dia, as tradições que fazem parte da nossa cultura saíram para fazer as delícias dos populares que participaram na primeira edição deste desfile. Este começou junto da Escola Básica. Neste desfile foram vistas atividades, tradições, artes e ofícios. Património não só da freguesia mas também do concelho.

Animais, roupas típicas e utensílios usados para trabalhos agrícolas foram algumas das coisas que vimos no desfile. Nos trajes estão representados: camponeses agricultores, leiteiros, vendedoras de fruta ou padeiras, trajes domingueiros, noivos ou para romarias. O mais representativo é o de pescador da vila de Sesimbra e o da sua esposa. Muitas das memórias apresentadas neste desfile já não existem e apenas perduram graças a tradição oral de quem as vivenciou.

Também houve a atuação do Grupo Folclórico e Humanitário do Concelho de Sesimbra. Este grupo recolhe e divulga músicas e danças do final do séc. XIX e início do séc. XX tanto no concelho de Sesimbra como no distrito de Setúbal. Estas danças e cantares foram aprendidos junto dos mais idosos. O baile foi animado por Bruno Marques.

Como em todos os encontros, as tasquinhas e os seus petiscos são sempre um dos seus pontos fortes e que juntam vastos grupos de convivas. Este é um evento com o selo da Junta de Freguesia do Castelo e do Movimento Associativo local. A Junta pretende promover a economia local e o turismo no castelo. A freguesia apresenta-se como um destino turístico de excelência.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *