AlmadaAtualidadeNegócios

Arsenal do Alfeite com falta de verbas para subsídios e em situação ‘crítica’

O Bloco de Esquerda enviou hoje ao Ministério da Defesa Nacional, através da Assembleia da República uma questão sobre que motivos justificam a falta de pagamento do subsídio de Natal, que devia ter sido feito com a retribuição de Novembro, aos mais de 400 trabalhadores do Arsenal do Alfeite, e quando é que o executivo pretende «efetuar o pagamento destes montantes».

De acordo com uma pergunta, o BE considera que a falta de verbas para pagar os subsídios de Natal aos funcionários é «mais um episódio lamentável da história recente» do Arsenal do Alfeite, que suscita «muitíssima preocupação».

Os bloquistas também querem saber que medidas é que o Governo, liderado pelo socialista António Costa, pretende «tomar para garantir que os futuros salários dos trabalhadores» do Arsenal do Alfeite são pagos em tempo útil.

O Ministério da Defesa também foi interpelado sobre se não considera que as estratégias «políticas e financeiras encetadas têm sido insuficientes para devolver o Arsenal do Alfeite aos lugares de destaque mundial relativamente à construção, reparação e manutenção naval».

Questionado hoje pela Lusa, o ministro da Defesa Nacional remeteu para a administração dos estaleiros navais do Arsenal do Alfeite a resolução da falta de verbas para pagar os subsídios de Natal aos mais de 400 trabalhadores.

«O Alfeite tem um problema (financeiro) estrutural grave há cerca de 10 anos. O Conselho de Administração está a encontrar os meios para, dentro dos prazos legais, pagar o subsídio de Natal. Há uma obrigação legal de pagamento dos salários e subsídios e a administração está a identificar os mecanismos para permitir que isso seja efetuado», disse João Gomes Cravinho em declarações à agência Lusa.

Questionado sobre se podia garantir que os trabalhadores vão receber aquelas remunerações até ao prazo legal de 15 de dezembro, o responsável governamental afirmou: «eu não sou administrador do Alfeite, mas a administração poderá fazer isso [garantir que os subsídios vão ser pagos aos trabalhadores]».

A administração do Arsenal do Alfeite comunicou na quarta-feira aos trabalhadores que a empresa vive uma situação «crítica» e que falta a verba para o subsídio de Natal, normalmente pago com o salário de novembro, mas garantiu que vai obter liquidez para o pagamento do subsídio de Natal até à data limite legal.

Da parte dos órgãos representativos dos trabalhadores, foi também enviada esta sexta-feira um ofício a Gomes Cravinho pedindo a «intervenção urgente da tutela para que, em articulação com a administração, seja encontrada uma solução célere e duradoura para o financiamento desta entidade no curto e médio prazo».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *