Distrito de Setúbal

‘Arrábida Walking Festival’ pelo Parque Natural da Arrábida

Um festival de caminhadas percorre nos dias 28, 29 e 30 de maio o Parque Natural da Arrábida com o objetivo de desvendar o património natural e os vestígios arqueológicos deste território que abrange os concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra.

O evento, intitulado Arrábida Walking Festival, uma organização conjunta entre os municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra e a Biotrails, disponibiliza vários percursos pedestres por todo o Parque Natural da Arrábida, como um trilho entre o Forte de S. Filipe, em Setúbal, e o Castelo de Palmela e uma caminhada pelo Cabo Espichel, em Sesimbra.

Além de estimular estilos de vida saudáveis, o evento proporciona uma oportunidade diferente aos participantes de conhecer locais da Arrábida que muitas vezes passam despercebidos, em experiências que possibilitam uma interação muito próxima com os vários ecossistemas que constituem esta área protegida.

O festival inicia-se, a 28 de maio, com o “Percurso-O Entre Castelos (Grande Rota Arqueológica)”, com partida do Castelo de Palmela e paragens no Forte de São Filipe, na estrada romana do Grelhal e nos conventos de São Paulo e dos Capuchos.

Seguem-se os passeios “Percurso de São Luís a Palmela” e “Serra do Louro by night”.

O segundo e o terceiro dias do evento reservam vários passeios em simultâneo pelas serras de São Francisco, dos Pinheirinhos e do Louro, e pela Serra da Azoia, com passagens, por exemplo, pela Praia da Baleeira, outrora palco da pesca à baleia e abrigo de embarcações romanas, e pelo Santuário do Cabo Espichel.

Os participantes têm ainda a oportunidade de conhecer a Ilha da Ácala, o nome dado pelos romanos à Península de Troia.

A par do programa central de passeios pedestres, focado no tema “A Grande Rota Arqueológica”, o evento apresenta um programa complementar de atividades, nomeadamente para crianças e jovens, bem como com passeios fora do âmbito da serra propriamente dita, casos de visitas guiadas aos centros históricos das cidades organizadoras, degustações gastronómicas e provas de vinhos.

Há ainda visitas acompanhadas por guia ao Palácio e Quinta da Bacalhôa e aos conventos de S. Paulo e dos Capuchos de Alferrara, em Setúbal, e aos Moinhos do Vento de Palmela.

Na página www.biotrails.pt/awf estão disponíveis mais informações sobre o evento, além de ser possível a aquisição dos bilhetes.

O passe tem o valor de 28 euros e os bilhetes simples custam 15 euros.

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *