DestaqueDistrito de Setúbal

Arrábida Sem Carros. Condicionamentos de trânsito e opções de transportes públicos durante época balnear 2023

A Câmara Municipal de Setúbal (CMS) aprovou esta quarta-feira em reunião pública o programa que define as regras de acesso às praias do concelho na época balnear, com prioridade para a utilização do transporte público, para garantir segurança e mais comodidade.

A experiência de implementação do programa Arrábida Sem Carros e em Segurança em anos anteriores “é manifestamente positiva e reconhecida pelas diversas entidades com responsabilidades na gestão deste território”, uma vez que garante o acesso das populações às praias, a preservação ambiental, a salvaguarda das condições de segurança e as respostas de emergência e socorro, destaca a deliberação camarária.

Em 2023 será novamente adoptado um conjunto de medidas relacionadas com a necessidade de prevenção e mitigação dos riscos naturais mistos e tecnológicos existentes e de assegurar as condições adequadas à circulação de viaturas de emergência e socorro.

Assim, durante a época balnear, que vigora entre 3 de Junho e 17 de Setembro, encontra-se encerrada à circulação de veículos e peões a Rua Círio da Arrábida, entre o túnel da Figueirinha e a Praia de Galapos, devido ao risco de queda de um bloco rochoso fracturado na encosta da serra.

Deste modo, “não será possível garantir o acesso às praias de Galapos, Galapinhos e Creiro, a partir de Setúbal, via Figueirinha, mas apenas a partir de Azeitão ou a partir de Setúbal, via Azeitão, devendo os veraneantes deslocar-se a partir do Creiro a pé ou através da utilização de modos suaves de transporte, como trotinetas e bicicletas”, indica a CMS.

Mantém-se o condicionamento de trânsito automóvel às praias de Albarquel, Creiro e Portinho da Arrábida, devido à limitação de estacionamento naquelas áreas e por se tratar de acessos sem saída. A circulação automóvel fica interdita diariamente entre as 7h00 e as 20h00, entre o Creiro e a Praia de Galapos e no acesso à Praia de Albarquel.

Já no troço que conduz ao Portinho da Arrábida, a partir do cruzamento de acesso, a interdição de trânsito vigora entre as 7h00 e as 19h00.

A circulação nestes troços em que existem restrições de trânsito é autorizada a veículos de duas rodas, trotinetas, viaturas portadoras de dístico de residente, transportes públicos regulares, táxis e similares, autoridades e viaturas de emergência.

Há ainda o caso dos residentes, comerciantes e concessionários, que podem pedir cartões de acesso por requerimento disponibilizado na página do município ou pelo endereço de correio electrónico praias@mun-setubal.pt.

Por outro lado, a CMS vai apostar nos transportes públicos. Uma das carreiras que fazem o transporte de passageiros para as praias, a 4470 Setúbal (ITS) – Praia do Creiro, promove a ligação de Setúbal à Praia do Creiro, via Vila Nogueira de Azeitão, por impossibilidade de ligação entre a Figueirinha e o Creiro. Esta carreira tem saídas de Setúbal, diariamente, às 8h30 e às 13h00, e do Creiro para Setúbal às 14h15 e às 19h45.

Há ainda uma variante complementar, às 10h00 e às 18h30, que faz o percurso de ida e volta entre Brejos de Azeitão e a Praia do Creiro. No caso da linha 4471 Praia de Albarquel Circular, a frequência da passagem dos autocarros é de 30 em 30 minutos, nos dias úteis, e a cada 20 minutos ao fim de semana. Com um horário entre as 9h00 e as 20h00, esta linha tem paragens nas avenidas Luísa Todi e José Mourinho e no Parque Urbano de Albarquel.

Pode consultar a lista completa de opções de transportes públicos aqui.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *