País

ARP garante segurança nos meios de transporte de passageiros ocasional

A Associação Rodoviária de Transportadores Pesados de Passageiros (ARP) está preocupada com as conclusões do Barómetro do Observatório ACP, JN e TSF sobre os meios de transportes em tempos de pandemia por Covid-19.

Segundo o comunicado enviado às redações, a ARP afirma que «entre as diversas conclusões, é referido que os inquiridos consideram o autocarro como o meio de transporte mais inseguro» e afirma compreender que «o estudo reflete a opinião dos inquiridos», mas sublinha que «as diretrizes da Direção-Geral da Saúde (DGS) não indicam que os autocarros ou transportes públicos não devam ser utilizados, e não nos revemos nestas respostas».

O presidente da ARP, José Luís Carreira, destacou ainda a importância de distinguir ‘transporte regular de transporte ocasional (turismo)’, explicando que «no transporte regular (carreiras) o maior perigo advém da possibilidade de viajar em pé, sendo mais difícil manter o distanciamento entre passageiros.

No transporte ocasional, que pela sua natureza apenas permite que os passageiros viajem em lugares sentados, é mais fácil garantir o distanciamento recomendado pela DGS, bem como controlar o cumprimento das medidas de proteção individual.»

No caso deste tipo de transporte «o serviço é previamente contratualizado para um grupo ‘fechado’, permitindo ao transportador dispor os passageiros da forma mais segura e adequada, considerando a redução da capacidade máxima do veículo para os 2/3».

A Associação garante ainda que «as empresas de transporte ocasional, na sua maioria dedicadas ao turismo, rapidamente se adaptaram às exigências de saúde pública que a pandemia de Covid-19 exige.

Há uma constante higienização das viaturas, bem como a instalação de purificadores de ar. Todos os profissionais que se dedicam ao transporte ocasional estão a trabalhar para garantir que os serviços são realizados com a máxima segurança, transmitindo essa confiança aos passageiros.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *