País

Aristides de Sousa Mendes terá honras no Panteão Nacional

O projeto de resolução da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira para a concessão de honras do Panteão Nacional a Aristides de Sousa Mendes, foi aprovado por unanimidade esta terça-feira na sessão plenária da Assembleia da República.

O momento contou com a presença nas galerias da família do antigo cônsul que finalmente veem ser honrado como «herói» o homem que salvou milhares de vidas na segunda guerra mundial.

Na apresentação do projeto, Joacine Katar Moreira sublinhou a necessidade de «o Estado Português reconhecer a Aristides de Sousa Mendes o que o Estado fascista não reconheceu» sendo secundada por todas as bancadas nos elogios ao antigo cônsul.

O antigo cônsul será homenageado com um túmulo sem corpo, não havendo lugar à trasladação dos restos mortais para o Panteão Nacional.

Joacine Katar Moreira propõs que o corpo continue no concelho de Carregal do Sal, onde Aristides Sousa Mendes nasceu e viveu, preservando a importância cultural e económica que a presença do corpo tem no turismo da região.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Aristides de Sousa Mendes foi cônsul de Portugal em Bordéus, e emitiu vistos que salvaram milhares de pessoas do Holocausto, chegando mesmo a liderar uma coluna de veiculos com refugiados Ede Bordéus até à fronteira espanhola.

Exonerado do cargo depois de ter sido descoberto, regressa a Portugal em 1940 e é alvo de uma investigação por parte de Salazar que deram início a um processo disciplinar formal contra o cônsul, que viria a terminar numa sentença de um ano de inactividade, com direito a metade do salário do seu escalão, Cônsul de Primeira Classe, obrigando-se este à aposentação findo este prazo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *