Aquicultores vão ter apoio de 4 milhões de euros

Governo disponibiliza quatro milhões de euros para aquicultores

publicidadeGearbest Alfawise V8S Max UV Sterilization + Disinfectant Disinfection Wet and Dry Robot Vacuum Cleaner promotion
Tempo de Leitura: < 1 minuto

O Governo vai disponibilizar 4 milhões de euros para compensações aos aquicultores pela suspensão ou redução temporárias da produção e das vendas em consequência do surto de COVID19.

O Governo, através do Ministério do Mar, adotou medidas extraordinárias de emergência de saúde pública que, sendo a resposta necessária à contenção da doença, provocam, no entanto, inúmeras consequências de ordem económica e social dado o forte constrangimento ao exercício das atividades económicas.

O setor da pesca e da aquicultura tem sido particularmente atingido pelas perturbações do mercado geradas por uma redução significativa da procura e dos preços, a que se junta a vulnerabilidade e complexidade da cadeia de abastecimento.

Nesse sentido, foi publicada a Portaria nº 162-B/2020, dela fazendo parte integrante, o Regulamento do Regime de Compensação aos Aquicultores pela Suspensão ou Redução Temporárias da Produção e das Vendas em consequência do surto de COVID19.

Podem beneficiar de apoios ao abrigo do presente regime as operações que visem a compensação de perdas económicas correspondentes a mais de 25 % da faturação média do beneficiário, resultantes da suspensão ou redução temporária da produção aquícola e das respetivas vendas no período compreendido entre 1 de março e 30 de junho de 2020.

Os apoios públicos previstos no presente regime revestem a forma de subvenção não reembolsável, sendo a taxa máxima de apoio público para os projetos apresentados ao abrigo do presente regime é de 100 %, dos quais 75 % são financiados pelo FEAMP.

A despesa pública alocada ao presente regime de apoio é de € 4 000 000 (quatro milhões de euros), dos quais € 3 000 000 (três milhões de euros) do FEAMP.

As candidaturas deverão ser apresentadas online, até 31 de julho de 2020, através do Balcão 2020, em www.balcao.portugal2020.pt.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira o seu comentário
Nome