País

Aproveite para ver hoje a maior Super Lua Cheia deste ano

Se ainda não assomou à sua janela, é altura de o fazer e apreciar o espectáculo da maior super lua cheia de 2020, que esta noite está 14% maior e 30% mais brilhante do que o habitual.

Os norte-americanos chama-lhe a ‘Pink Moon’, um nome que os astrónomos não adotam por serem termos populares, mas não é por isso que o fenómeno que se pode observar esta noite é menos importante.

Esta situação fica a dever-se ao facto de a Lua atingir a distância mínima da Terra poucas horas depois de ocorrer o instante da fase de Lua Cheia conforme explica o Observatório Astronómico de Lisboa.

Enquanto o desfasamento entre os dois instantes em março foi de quase 13 horas, neste caso será de apenas 8h28. Para além disso, esta terça-feira a fase do perigeu acontece às 18h08, com o instante da fase da Lua Cheia a ter início às 3h35 desta madrugada. Estima-se que durante este fenómeno a Lua se aproxime a uma distância de 356.906 Km da Terra.

Se não lhe apetece sair do sofá pode também assistir a este fenómeno com a ajuda do telescópio virtual do Observatório Astronómico Bellatrix, em Itália. O vídeo em direto gravado em Roma vai ser transmitido a partir das 18h30, hora de Lisboa.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *