CulturaPalmela

Apresentação de livro de Adriano Leite de Vasconcelos em Palmela

“Ademar – Aventuras de um Degredado nas Colónias” é o mais recente romance escrito por Adriano Leite de Vasconcelos.

A autora irá apresentar a obra na Biblioteca Municipal de Palmela, no dia 22 de janeiro, às 17h00.


Sinopse:

Ademar nasce entre o regicídio e a implantação da República, perde o pai na 1.ª Guerra Mundial e vai para a Casa Pia, em Lisboa, onde completa o curso de sargentos, simultaneamente com a subida do Marechal Gomes da Costa ao poder e a instauração da ditadura militar. Sem emprego ou perspetivas numa sociedade pobre, 70% analfabeta e com a dívida nacional a aumentar diariamente, junta-se a protestos, torna-se reviralhista, é preso e degredado para Cabo Verde aos 17 anos e, mais tarde, Macau e Moçambique.

Viajando entre as várias colónias do império, é Moçambique que ama e onde tem diversas ocupações – incluindo caçador profissional – enquanto constrói uma considerável prole e uma rede de camionagem, transporte de passageiros e cantinas de sul a norte, em constante luta contra os elementos, doenças, animais perigosos, perseguição pelas várias polícias de Estado, chefes tribais de interesses opostos e a guerra colonial.

Os seus 18 anos incitavam os seus subordinados – especialmente os vindos de Lisboa e Porto – a minar a sua autoridade, com situações de aberta desobediência. Rapidamente, intuiu que os moçambicanos formavam o segmento de subordinados que melhor compreendia a vulnerabilidade da sua situação e mais o apoiava, porque eles próprios se sentiam fora do seu elemento e vulneráveis. O instinto de sobrevivência fê-lo desenvolver uma relação próxima com aqueles homens atléticos e pujantes, respeitosos mas ciosos das suas tradições e hábitos, como comer com os dedos em vez de usar talheres.


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Siga-nos no Feedly, carregue em seguir (follow)


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.