Almada

Apreensão de bivalves na Cova da Piedade

O Comando-local da Polícia Marítima de Lisboa informa em comunicado que, no âmbito da sua atividade operacional, realizou nos dias 28 e 29 de janeiro, entre as 14h00 e as 19h30, uma ação de fiscalização e policiamento, na zona da Cova da Piedade, no Cais do Caramujo, dirigida à atividade ilegal de captura e comercialização de bivalves.

A fiscalização resultou na apreensão de 450kg de amêijoa japónica e diverso material, obtido de duas embarcações, uma delas cujos ocupantes fugiram sem serem identificados.

Uma das embarcações de pesca local fiscalizada, apresentava cerca de 150kg de amêijoa japónica a bordo, capturada com uma arte de arrasto denominada por ganchorra rebocada, sem licença para a poder operar.

O mestre não apresentou os respetivos documentos de acompanhamento, nomeadamente o Documento de Registo de Moluscos Bivalves referente à zona de produção dos mesmos, encontrando-se a captura destes bivalves proibida.

Desta ação resultou a apreensão da amêijoa japónica, a arte de arrasto do tipo ganchorra e um depósito de combustível de alimentação do motor, tudo material utilizado na prática desta atividade ilegal.

Foi ainda intercetada outra embarcação, desprovida de qualquer registo no costado, tendo a sua tripulação lançado cerca de 300kg de amêijoa-japonesa, em sacos, às águas do rio, colocando-se em fuga, não tendo sido possível proceder à sua identificação.

Os bivalves abandonados foram recuperados das águas e apreendidos pelos agentes da Polícia Marítima.

Nesta operação estiveram empenhados cinco elementos e uma viatura todo-o-terreno da Polícia Marítima.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *