JustiçaSines

Apreendidos no Porto de Sines quase cinco milhões de cigarros em contentor de ‘construções metálicas’

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) apreendeu quase cinco milhões de cigarros que estavam «sofisticadamente dissimulados» num contentor com mercadoria originária de Singapura, no Porto de Sines (Setúbal), revelou esta sexta-feira a entidade.

A apreensão realizada pela Delegação Aduaneira de Sines ocorreu na quarta-feira e em comunicado, a AT indicou que, na ação levada a cabo pela delegação aduaneira de Sines, foram apreendidos 4.872.000 cigarros da marca ‘Englishman’, que se encontravam «sofisticadamente dissimulados num contentor com mercadoria originária de Singapura e que foi descarregado no Porto de Sines, no final do passado mês de julho».

Conforme a nota da AT no seu site «esta operação foi selecionada como resultado da análise dos dados declarados aos quais foram aplicados métodos e técnicas de análise de risco desenvolvidas e implementadas pela AT, na luta contra a fraude, a evasão aduaneira e fiscal e os tráficos ilícitos».

O contentor, que transportaria ‘construções metálicas’ foi sujeito a controlo não intrusivo, e «concluiu-se pela elevada probabilidade de desconformidade entre a mercadoria declarada, ‘construções metálicas’, e a mercadoria efetivamente acondicionada no contentor.

Face a estes indícios de tentativa de fraude de introdução de mercadoria na União Europeia, de forma ilícita, foi realizado controlo físico da carga, tendo-se constatado que se tratava de tabaco, dissimulado em oito paletes, as quais aparentemente continham perfis de metal e onde foram ocultados pacotes contendo quase 5 milhões de cigarros, da marca ‘Englishman’».

A mercadoria foi de imediato apreendida tendo sido instaurado o competente procedimento criminal.

Caso os cigarros tivessem sido introduzidos irregularmente no consumo, para além dos elevados riscos para a saúde pública, provocariam uma evasão de cerca de 1 milhão de Euros, dos quais cerca de 900.000 € respeitam a IST (Imposto sobre o Tabaco) e IVA.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *