Alcochete

Apreendidos 830 quilos de amêijoa-japonesa em Alcochete

O Comando Territorial de Setúbal da GNR informa em comunicado que através do Destacamento Territorial do Montijo e em conjunto com a Polícia Marítima, desenvolveu uma ação de fiscalização à apanha de bivalves, na bacia do Tejo e na Península de Setúbal, no dia 18 de agosto, na qual foi apreendido um total de 830 quilos de amêijoa-japonesa, bem como três embarcações.

No âmbito de uma ação de fiscalização que decorreu na zona de Alcochete, os militares da Guarda abordaram dois veículos.

No decorrer das diligências policiais foram identificados 5 ocupantes dos veículos que transportavam os bivalves em situação irregular, com idades compreendidas entre os 24 e os 30 anos, tendo sido ainda elaborados os respetivos autos de contraordenação por transporte de amêijoa sem Documento de Registo de Moluscos Bivalves Vivos, Equinodermes e Tunicados, motivo que levou à apreensão dos bivalves.

Desta ação, resultou ainda a apreensão, pela Polícia Marítima, de três embarcações que se encontravam a praticar a atividade de captura de bivalves, tendo já capturado cerca de 480 quilos de amêijoa-japonesa, que se encontrava acondicionada de forma ilegal a bordo da embarcação.

A GNR relembra que os moluscos bivalves, porque se alimentam por filtração da água, acumulam microrganismos e substâncias químicas, pelo que o seu estado de salubridade reflete a contaminação microbiológica e teor em metais tóxicos das zonas onde se encontram, podendo, mesmo, conter níveis superiores aos existentes no meio ambiente.

Por outro lado, existem perigos químicos associados aos bivalves, como as biotoxinas marinhas que são compostos tóxicos, produzidos por microalgas, que podem causar intoxicações.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *