Atualidade

APAV registou aumento nas queixas de cibercriminalidade pela Linha Internet Segura

Também a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima assinala a data com a apresentação das Estatísticas APAV | Linha Internet Segura 2021, que presta apoio nas vertentes de denúncia de conteúdos ilegais na internet e de apoio a questões relacionadas com o uso das tecnologias e a vítimas de cibercrime.

A Linha Internet Segura, gerida pela APAV desde janeiro de 2019, abrange ainda a vertente de sensibilização.

Em 2021, a Linha Internet Segura registou um aumento do número de cibercriminalidade online, num total de 1.626 processos, nas duas vertentes: atendimento (helpline) e denúncia (hotline). Este documento apresenta estatísticas específicas relativas aos processos de atendimento e apoio, crimes e outras formas de violência registados, bem como o perfil da vítima de crime.

No ano de 2021 a Linha Internet Segura «verificou um grande aumento nos contactos denunciando formas de violências associados à ameaça de partilha de conteúdo íntimo, um total de 134 contactos referentes a situações de sextortion (forma de violência em que a vítima é coagida a enviar mais conteúdo íntimo ou quantias em dinheiro, para evitar que o/a agressor/a envie imagens ou vídeos íntimos seus).

Acresce o contínuo crescimento da denúncia de conteúdos de abuso sexual de menores e de discurso de ódio online – desde o início da pandemia estas formas de violência são as que mais têm aumentado, quer a nível nacional quer mundial.

Nno que concerne ao material de abuso sexual de menores online, a maior parte continua a ser o material auto-produzido por parte de crianças e jovens, que muitas vezes é conseguido através de manipulação perpetrada por adultos (grooming), sendo depois esse conteúdo comercializado, preocupação partilhada pela Europol no seu mais recente relatório sobre Criminalidade Online (2021), Internet Organised Crime Threat Assessment – IOCTA (2021)».

O questionário Riscos Online dos Jovens Portugueses, estudo da Geração Cordão em parceria com a APAV, acaba de revelar os seus dados preliminares: 51% dos jovens inquiridos refere que já foi ofendido ou tratado de uma forma desagradável online; 41% refere já ter visto “muitas vezes” alguém a ser chantageado, com ameaças de publicação na internet de conteúdos seus; e 39% dos/as jovens que assistiram/foram vítimas de violência online não recorreram a ninguém/nenhum serviço de apoio.

A Linha Internet Segura está disponível através do número 800 21 90 90 (dias úteis entre as 9h00 e as 21h00 ou do e-mail linhainternetsegura@apav.pt. O apoio é confidencial e gratuito.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *