DestaqueReportagemSeixal

António Costa visitou obras de demolição em Vale de Chícharos

O Primeiro-ministro António Costa esteve esta terça-feira no Seixal, com a ministra da Habitação Marina Gonçalves, para acompanhar a terceira fase de demolição dos lotes 13 e 14 no Bairro do Vale de Chícharos (Bairro da Jamaika).

Após a visita, nos Paços do Concelho, onde o esperavam uma manifestação de professores, António Costa agradeceu o trabalho e a parceria da autarquia neste processo de realojamento.

“Lembro-me que em 2018 vim cá, quando a primeira torre do Bairro foi demolida, com o anterior presidente Joaquim Santos. Mas antes disso, recordo-me de ter assistido ao filme ‘São Jorge’, de Marco Martins, que me deixou chocado, por não imaginar que em pleno século vinte se vivesse ainda naquelas condições em Portugal.”

Frisou que “estes processos de realojamento não são fáceis, porque além do realojamento, envolvem ainda o processo de inserção social, mas esta foi também uma grande oportunidade surgida com o PRR, que conseguimos aproveitar para combater um dos grandes problemas que é a falta de habitação condigna.

E a solução encontrada no Seixal foi particularmente feliz, com a opção pela compra, reabilitação e entrega de casas existentes, em vez de construção de bairros sociais, e que agora serve também de exemplo a outros municípios.

Também a partir de agora a realidade para a península de Setúbal vai mudar, uma vez que está aprovada como NUT2, com acesso a apoios do Quadro Comunitário a partir de 2027, deixando de ser considerada uma ‘zona rica’ e sem acesso aos apoios comunitários, para ter agora acesso a esses fundos.”

E estes passam por “ser possível o alargamento do Metro Sul do Tejo, mas também avançar com o Hospital no Seixal, e a construção de novos Centros de Saúde e reabilitação de outros”.

António Costa destacou ainda “o trabalho conjunto realizado entre a autarquia, o Estado e outras entidades, porque trabalhando juntos conseguimos fazer mais e melhor.

Temos agora de nos focar no trabalho lado a lado nesta estrada que está aberta.”

Paulo Silva, Presidente da Câmara Municipal do Seixal

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, também desfilou memórias, mas estas sobre a altura em que conheceu António Costa na Associação de Estudantes da Faculdade de Direito.

“Todos têm direito à habitação, mas o mercado imobiliário marginaliza muitas pessoas, porque uma parte significativa da população portuguesa não tem direito à habitação condigna”.

O autarca também destacou o trabalho de parceria com o Estado, bem como os projectos que têm vindo a ser desenvolvidos, nomeadamente na compra de terrenos na Arrentela, para habitações de renda acessível.

Aproveitando a oportunidade, Paulo Silva deixou ainda o recado ao primeiro-ministro “para a necessidade da construção do Hospital no Seixal, novos centros de saúde e requalificação de outras, bem como o alargamento da linha do Metro Sul do Tejo entre Corroios e o Fogueteiro”.

Professores manifestaram-se à porta dos Paços do Concelho


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *