JustiçaPaís

António Costa critica «falta de clareza» dos dados sobre covid-19

O primeiro-ministro criticou a «falta de clareza» dos dados que lhe têm chegado sobre os casos de covid-19 no país e sobretudo em Lisboa e Vale do Tejo.

Esta posição é citada pela revista VISÃO e terá ocorrido na reunião que teve lugar esta quarta-feira na sede do Infarmed, onde políticos, parceiros sociais e especialistas em saúde pública voltaram a fazer um ponto de situação sobre a Covid-19 em Portugal.

António Costa ficou aborrecido quando a ministra da Saúde referiu as ideias que tinham sido discutidas na reunião e se referiu ao período de isolamento para prevenir a transmissão do novo coronavírus, e criticou a ministra por entender que está dificultar a transmissão de uma mensagem de serenidade aos portugueses, o que prejudica o trabalho que o Governo tem vindo a realizar.

Embora sem referências directas à Direção-Geral da Saúde (DGS) ou a Graça Freitas, quem esteve presente na reunião não deixou de reparar que houve nas suas palavras um tom de crítica às autoridades sanitárias.

Após a «explosão», António Costa deu por terminada a reunião onde participava também Marcelo Rebelo de Sousa e saiu da sala, deixando todos estupefactos.

Parte deste «mau humor» pode ser devido às intervenções dos dois epidemiologistas da DGS e do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, Rita Sá Machado e Baltazar Nunes, que desmontaram a tese do aumento de número dos infectados ficar a dever-se ao reforço da testagem e dos comportamentos de risco dos jovens, que o Governo e o Presidente da República têm veiculado.

Estes especialistas argumentaram antes que em Portugal, a cada 28 testes realizados, apenas um é positivo, o que significa que o contágio é significativo e não resultado de um maior número de testes.

De acordo com os peritos, em muitos países, são necessários muitos mais testes para se encontrar um caso positivo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *