AtualidadeCovid-19

Anticorpos de alpacas podem garantir imunidade contra o vírus, diz estudo

Os anticorpos encontrados nas alpacas podem ajudar a ganhar imunidade contra o vírus da COVID-19, diz um estudo realizado por cientistas da Suécia e África do Sul. Na investigação foram utilizados nanocorpos de um destes mamíferos, com o objetivo de ligar aos anticorpos presentes nos humanos. De seguida, juntando o vírus, foi possível verificar-se que este foi neutralizado.

“Em princípio, todas as evidências sugerem que funcionará muito bem em humanos. O nosso objetivo é encontrar terapêuticas para interromper a progressão da doença num doente”, disse à Reuters o chefe da equipa do Instituto Karolinksa, que conduziu a investigação. A ser realmente eficaz, esta pode ser uma grande descoberta que evitará uma segunda vaga do vírus. Os cientistas defendem que os anticorpos destes alpacas bloqueiam a entrada do vírus no organismo do hospedeiro.

“Os VHH [nanocorpos das alpacas] são muito específicos, ligam-se a essas proteínas e, portanto, o vírus não ligaria à célula, não a invadia e não se espalharia. É como se a VHH competisse com o vírus e não permitisse a sua entrada, diz Patricia Herrera, uma das cientistas da equipa. Claro que, faltarão ainda os testes a humanos para ter a certeza de que estes anticorpos são realmente eficazes.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *