Distrito de FaroSaúde

ANTEM manifesta-se sobre o caso de falta de ambulâncias em Faro

Através de um comunicado enviado por parte da Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM), expressa-se sobre o caso ocorrido em Faro, no qual um médico, por falta de ambulâncias disponíveis, usou uma viatura civil para transportar o paciente às instalações médicas devidas.

A ANTEM frisa quão infeliz foi o sucedido (a indisponibilidade de envio de ambulância) contudo alerta para o facto de ter sido posta “em causa a eficácia e o conforto no transporte do doente à unidade hospitalar“, usando um veículo que “naturalmente não oferece qualquer tipo de resposta adequada ou sequer mesmo digna, sem que possam ser providenciados os “cuidados durante o transporte”, também estes essenciais”, refere a Associação.

É também mencionado pela ANTEM um pedido de revisão e alteração dos fluxos de acionamento, fazendo assim uma “triagem” no intuito de evitar o envio de unidades de emergência desnecessariamente, dando assim prioridade aos casos mais graves.

Apelam também à “introdução da carreira técnica devidamente treinada e a do Paramédico que à semelhança do que se verifica um pouco pelo mundo inteiro poderão garantir uma emergência médica mais eficaz e polivalente”, uma das possíveis soluções face às situações referidas.

É referido ainda a necessidade de o país cair “na realidade de perceber/admitir que não temos “os melhores serviços de emergência médica” e encontrar respostas para a melhoria dos Serviços Médicos de Emergência nos quais são essenciais na vida de todos os portugueses.

A ANTEM sublinha ainda “que este conselho diretivo do INEM IP não detém a habilidade para se manter à frente dos destinos de um Instituto Público que detém a responsabilidade de responder prontamente naqueles que são os piores dias da vida dos Portugueses”, conclui o comunicado.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *