País

ANTEM considera “inaceitável” que continuem a existir falhas nos serviços médicos de emergência

A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM), emitiu um comunicado esta segunda-feira, no qual considerou “inadmissível e inaceitável” a demora na resposta dos Serviços Médicos de Emergência, alertando que colocam em “risco a vida de quem recorre a estes serviços”.

Este posicionamento da ANTEM surge após ontem ter sido noticiado pelos orgão de comunicação social, a morte de duas pessoas com patologia cardíaca grave que esperaram cerca de uma hora por ambulância.

De acordo com a ANTEM, as falhas dos serviços médicos de emergência devem-se ao facto de “maioritariamente os casos classificados como Emergências Médicas, são efetuados por Bombeiros, Cruz Vermelha Portuguesa e TEPH INEM, isto é, pessoal habilitado, apenas, para a prestação de manobras de suporte básico de vida”.

A associação afirma ser importante a “criação e implementação de Técnicos de Emergência Médica e Paramédicos, formados com base na Paramedicina, a medicina de rua, cujo a prática é executada por não médicos, mas regulada por médicos com um nível de educação em SME especifico, orientado e direcionado para a Medicina Pré-Hospitalar”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *