Cantinho da BicharadaPaís

ANIMAIS – Autarquias não se candidataram a verbas para esterilizações

Dos 500 mil euros que o Governo disponibilizou para as Câmaras Municipais promoverem campanhas de apoio à esterilização, apenas foram atribuídos 65 mil euros por falta de candidaturas dos municípios.

A proposta de atribuição de verbas partiu do PAN – Pessoas, Animais, Natureza, que foi aprovado no sentido de promover uma campanha de apoio à esterilização de cães e gatos de companhia e efetivamente disponibilizado às Câmaras Municipais.

O PAN questionou agora o Governo sobre a atribuição das verbas, obtendo como resposta que apenas 13% do valor total foi atribuído por falta de candidaturas.

«Esta realidade vem comprovar que fazer leis e assegurar meios para se cumprirem não é suficiente se os responsáveis pela sua implementação não assumirem um compromisso honesto com as mudanças que são necessárias para resolver os problemas e continuarem a esconder-se em argumentos que espelham opções de desresponsabilização e de laxismo. Para resolver problemas precisamos de mudança de atitudes e de responsáveis políticos focados nas soluções», referiu André Silva, deputado do PAN.

Perante a controvérsia gerado com a entrada em vigor da lei que proíbe o abate de animais nos canis municipais e a contestação de muitas autarquias que afirmam ainda não estarem devidamente preparadas para esta mudança, «seria expectável, caso existisse vontade política, uma afluência de pedidos para usufruto da verba disponível para a adoção de uma política de controlo da população de animais que assente na esterilização» frisou ainda o deputado.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

comentário

  1. Sendo que foi a JP Barreiro a primeira estrutura alertar para a falta de candidaturas a esta verba!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *