Cantinho da Bicharada

ANIMAIS – AMBM não apoia declarações da coordenadora da Quinta do Mião

O Conselho Executivo da Associação de Municípios do Barreiro e da Moita (AMBM), que detém a gestão do canil intermunicipal Quinta do Mião, emitiu um «Esclarecimento à População» acerca de um artigo de opinião publicado por um jornal online e assinado por Tânia Afonso, actual coordenadora da Quinta do Mião.

O comunicado surgiu após particulares e associações de defesa e proteção de animais terem participado nas reuniões públicas da Moita e do Barreiro, demonstrando o seu repúdio pelo texto publicado, onde se pode ler «Pergunto eu, se estes ‘Amigos dos Animais’ tão preocupados e dedicados fiscalizam os Centros de Recolha Oficial, quem ‘Fiscaliza’ as associações, os albergues e abrigos, os terrenos sem condições apinhados de animais? Concretamente, não sabemos quantos animais são eutanasiados à guarda das Associações.»

No documento agora divulgado, a AMBM refere que «no seguimento de declarações públicas efetuadas pela atual coordenadora da Quinta do Mião, com afirmações que colocam dúvidas sobre o funcionamento das associações de defesa animal, o Conselho Executivo da Associação de Municípios do Barreiro e da Moita, entidade que gere a Quinta do Mião, vem por este meio relevar a importância do trabalho levado a cabo pelas associações de defesa animal localizadas nos concelhos do Barreiro e da Moita, assim como a sua vontade em continuar a colaborar com estas mesmas associações na promoção do bem-estar animal, não se revendo no texto de opinião tornado público.

Como é do conhecimento geral, a Quinta do Mião tem estado a trabalhar nestes últimos meses numa reorganização de procedimentos internos, pelo que um contacto mais direto com as associações não tem sido possível na sua plenitude.

É nossa profunda convicção que os desafios relacionados com o bem-estar animal só poderão ser devidamente resolvidos através de um trabalho em rede.

As associações amigas dos animais são fundamentais pelo seu conhecimento da situação no terreno, pela sua disponibilidade para ajudar e pelo seu genuíno interesse pelos animais.

Assim, e de modo a que não restem dúvidas do nosso empenho, iremos promover uma reunião com as associações de defesa animal no decorrer das próximas semanas.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *