Opinião

Análise Política por João Garrett Condelipes

Uma crónica de João Garrett Condelipes

Foi com perplexidade, que país tomou conhecimento que a meritíssima Juíza, deu 5 dias a Sócrates, para explicar as idas ao Brasil, país sem acordo de extradição com Portugal. A lei obriga, que para viagens superiores a 5 dias de estadia, o mesmo, é obrigado por lei, a comunicar ao Tribunal, algo que não o fez, como respondeu “não comunicou as ausências, para proteger a vida privada”. Acreditar nos vendedores da banha da cobra, em Portugal, infelizmente, costuma acabar em resgate pelo FMI, como os 3 resgates anteriores, responsabilidade do partido do senhor.

A Comissão Europeia afirma que Portugal gasta 11,8% do PIB com a folha salarial da Função Pública, um valor acima da média europeia, no já habitual clientelismo do voto socialista. Mais caricato ainda, depois do Dr. Mário Centeno, agora governador do banco de Portugal, publicamente ter afirmado que o aumento de funcionários públicos, ameaça a sustentabilidade das contas públicas, o exatamente oposto, do que o mesmo fomentava enquanto ministro das finanças.

O ex-governante Manuel Pinho, que é suspeito de ter recebido meio milhão de euros do Grupo Espírito Santo quando estava no governo, foi “colega de governo dos ministros que integram o governo de António Costa”, que como é hábito, deixou pelo caminho mais uma das suas promessas eleitorais, creches gratuitas.

No valor pago pelos consumidores, mais de metade do preço de venda dos combustíveis, praticados em Portugal, corresponde a taxas e taxinhas, com o maior montante no ISP. De acordo com a OCDE, a carga fiscal sobre o conjunto dos custos do trabalho subiu 0,3 pontos percentuais situando-se agora em 41,8%.

Isto significa que Portugal é o 10º país da OCDE com maior carga fiscal sobre o trabalho, e também o 6º país com o menor salário médio, de acordo com os dados para 2020 também para a OCDE. Apesar dos portugueses serem dos que menos ganham, continuam a ser dos que mais contribuem para os cofres do Estado, que segundo estudo da Deco, 40% dos Portugueses dizem não ter poupanças que lhes permitam superar um agravamento da crise, mas sofrem sobre o trabalho os por conta de outrem, 41,8% da carga fiscal. O Estado arrisca inclusive, ter de devolver 2,6 mil milhões de euros ás gasolineiras, o Tribunal Europeu declarou ilegal, a contribuição sobre o setor rodoviário.

Na TAP, os contribuintes recentemente injetaram mais 3.200 milhões de euros, mas o Turismo de Portugal, diz ao Norte do país, para optar no aeroporto Dr. Francisco Sá Carneiro, pela Iberia, em vez da Tap.

Apresentado o projeto da ciclovia que ligará as freguesias de Alcochete e São Francisco, proposta do PSD desde 2014, chumbado á época pela maioria CDU, e tendo também a C.M.de Alcochete aprovado por unanimidade uma moção a exigir maior vigilância e fiscalização no rio Tejo para combater a apanha ilegal de ameijoa, luta do PSD desde 2010, até aos dias recentes, sozinho na oposição ás esquerdas.

Estamos expectantes que o projeto e a moção, não sejam também guardados na mesma gaveta, onde o Presidente da C.M. de Alcochete, Sr. Fernando Pinto, guardou o projeto de requalificação do Albergue, que nunca viu a luz do dia, e se encontra literalmente a cair aos bocados, como Portugal no socialismo

Com mais uma sala cheia, terminou 27/05/2022 em Vila Real, uma jornada de enorme proximidade, de força e de afirmação da alma do Partido Social Democrata. 

Ao longo desta campanha, Luís Montenegro falou com os militantes de todos os Distritos do País, não esquecendo as Regiões Autónomas, levando uma mensagem de esperança para juntos construirmos um novo PSD.

O dia 28 de maio será um dia histórico. Um dia de grandes decisões para o PSD e para o País. É o dia dos militantes manifestarem em votos, de forma massiva, o seu apoio a Luís Montenegro!

Como o seu mandatário em Alcochete, e 1º efetivo da Lista – J, Juntos por Alcochete! Na apresentação da Candidatura #Acreditar! no Distrito de Setúbal, que ocorreu na biblioteca Municipal de Palmela, transmiti na primeira pessoa ao Dr. Luís Montenegro, que era com muito orgulho seu mandatário, mas que estava presente, principalmente como representante do melhor resultado eleitoral do PSD no Distrito de Setúbal, alcançado em Alcochete. Como resposta ao desafio, obtive toda a disponibilidade do candidato para se deslocar a Alcochete, como também o referiu na sua apresentação, e posteriormente em entrevista ao Diário do Distrito. Para o Dr. Luís Montenegro, a aposta no Distrito de Setúbal será forte, pois sem um bom resultado eleitoral no 4 maior Distrito do país, não é possível conquistar novamente o país!


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *