Opinião

Análise Política de João Garrett Condelipes

Uma crónica de João Condelipes

A taxa de inflação homóloga em Portugal, no mês de Maio fixou-se em 8%, ou seja, o maior valor desde 1993 e um salto de 0,8 pontos percentuais em relação a Abril (7,2%). Preço da energia subiu 27,3% e dos produtos alimentares não transformados 11,6%, aponta o Instituto Nacional de Estatística.

Portugal é um dos países mais endividados no mundo. A dívida pública portuguesa tem ocupado sistematicamente, ao longo dos últimos anos, um lugar no top 10 dos maiores endividamentos públicos no mundo, sendo que em 2021 equivalia a 127,4% do PIB português (a 3.ª maior dívida em percentagem do PIB na União Europeia, cerca de 269 mil milhões de euros). A dívida privada é ainda superior e, em 2021, representava 160% do PIB (cerca de 338 mil milhões de euros).

O legado deixado pelo Ronaldo das Finanças, como prémio, assume a presidência do Banco de Portugal, onde aufere 17.000€ mensais. Naturalmente, pagos por todos nós.

Obrigado, por destruírem os melhores hospitais do país!

“Uma breve comparação e de fácil entendimento sobre o Investimento Público no SNS entre o Governo PSD e o Governo PS.

Em 2015, PSD orçamentou 239M e o investimento executado foi de 163M enquanto nos restantes anos de governo PS até 2019, o investimento orçamentado foi de 216M(¹), 228M(²), 301M(³) e 370M(⁴) dos quais foram apenas executados 116M(¹), 110M(²), 132M(³) e 156M(⁴).

Posto isto, fica claro que as promessas são o ponto forte do PS mas que na prática, são os que menos cumprem e fica também claro que o governo PSD foi quem mais investiu no SNS com uma Taxa de Execução de 69% face a uma Taxa de Execução de 42% do Governo PS.”

O cartão de militante, na foto exibido por Marta Temido, tem inúmeras mais vantagens, que qualquer cartão bancário.

O mesmo inclui, um emprego nos organismos do Estado, vitalício, e com grande probabilidade de ascensão. Concessões e adjudicações directas, sem a abertura de concursos públicos. Uma PGR amiga, sendo o cargo ocupado por um amigo, proteção numa infindável rede de interesses corporativos. Combate ao flagelo do desemprego, com inúmeras oportunidades de emprego para familiares, amigos, amigos dos amigos. E ainda mais grave, uma comunicação social favorável.

Parafraseando o número 1 e 2, do executivo Socialista, responsáveis pelo 3º, e último resgate do FMI ao nosso país : “porreiro pá!”; quem se mete com o PS, leva!”.

Foi nesta maioria absoluta que votou?

FMI de malas feitas para Portugal, pela 4ª vez, responsabilidade do PS, de mão dadas com extrema esquerda, que em 2015, o PSD foi novamente o partido mais votado, mesmo com a supervisão da Troika, também chamada pelo PS.

Agora, chegou a altura dos Portugueses exigirem responsabilidades aos 3 partidos da geringonça.

Nos últimos 26 anos, 20 dos quais governados pelo PS, e 6 anos pelo PSD, sendo que 4, foram sobre supervisão da Troika, de acordo com o acordado com o governo de Sócrates, na 3ª banca rota Socialista, no qual António Costa, era o número 2 desse executivo. Mesmo assim, Pedro Passos Coelho vence as eleições em 2015, mas Costa de mãos dada com a CDU e o Bloco de Esquerda, impedem o PSD, o partido mais votado de governar. No maior golpe de estado do Portugal Democrático, preconizado pelo PS, com o apoio da CDU e Bloco de Esquerda.

ENDOGOMIA | Como a mulher do eurodeputado do PCP, foi contractada pela Câmara de Setúbal (CDU). Autarquia abriu concurso para uma vaga, mas contratou três pessoas, todas com ligações ao PCP, incluindo a mulher de João Pimenta Lopes e a filha do assessor de imprensa do presidente (é já a terceira filha do PCP contractada nesta autarquia).

Obtiveram 4% a nível nacional, e são atualmente a 4 força no Concelho de Alcochete, ultrapassados por um partido com 4 anos. Um partido onde conste no seu programa eleitoral, a saída de Portugal da Comunidade Europeia, do Euro, da Nato e a dissolução das duas organizações, a que acrescem as recentes graves tomadas de posição no conflito do leste Europeu, são contínuos tiros no pé, daí todos os habituais músicos de esquerda sempre presentes no Avante (ex: Sérgio Godinho, Tim, Carlão) este ano naturalmente lhes dizem não! Em 2022, quem só tem isolacionismo para oferecer, continua o seu evidente caminho rumo à própria extinção. O que é notório nos quadros locais, pois os empregos nos organismos locais no Distrito de Setúbal, são cada vez menos, e as pessoas que em 2022, se revêm nas posições infra, estão aos olhos do Concelho de Alcochete a sua subsidiodependência.

Da minha parte, felizmente nunca precisei de um cêntimo do erário público para viver, e assim pretendo continuar! Francisco Sá Carneiro foi morto, por ser do meu partido, ganhou as eleições pós 25 de Abril, com o objectivo claro de implementar o modelo Social-Democrata Sueco de Olaf Palme, o que estou a fazer, é o mínimo em sua memória.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *