Opinião

Análise Política de João Garrett Condelipes

Uma crónica de João Condelipes

No passado dia 08/06/2022, na Reunião de Câmara de Alcochete, o executivo iniciou a ordem de trabalhos, com um profundo lamento, em relação aos enormes transtornos sobre os munícipes, provocados pela trapalhada na rede de transportes rodoviários do concelho de Alcochete. No entanto, o presidente da C.M.A, Sr. Fernando Pinto, não deixou de enaltecer o excelente trabalho do vereador com o pelouro da mobilidade e dos transportes, nos últimos 4 anos, o Sr. Pedro Lavrado, pasme-se? Se o resultado final, foi a ineficiência total verificada, o que seria, se não fosse o excelente e árduo trabalho do vereador da C.M.A., conforme referiu o edil.

Para memória futura, dos munícipes que através do seu voto, nas últimas eleições Legislativas de forma clara, reforçaram novamente o PSD, como a 2 força política local, e o melhor resultado alcançado pelo PSD no Distrito de Setúbal.

A reunião de Câmara de Alcochete, que se iniciou em direto assim representada, nas 2 mesas à direita, pelos eleitos da CDU? Nas próximas eleições Autárquicas, lembrem-se desta foto, o PSD de Alcochete, não faz falta de comparência, e preconiza no concelho, a única oposição credível, com propostas concretas, em alternativa a uma maioria socialista, para a gestão do concelho de Alcochete.

Os Transportes Metropolitanos de Lisboa, são uma empresa estatal, criada com fundos públicos, composta em 95% pelos boys do PS e PCP. Empresa que foi constituída em outubro 2018, com um imenso espaço temporal para planeamento, do prepósito da sua criação, preparar toda a logística necessária, e a implementação do novo sistema de transporte rodoviário na Área Metropolitana de Lisboa. Com honestidade, é minha convicção, que o projeto é positivo para toda a AML, o problema para variar, é a gestão danosa socialista. Em substituição dos TST, a Carris Metropolitana, iniciou a sua operação, no passado dia 1 de junho, nos concelhos de Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal.

Uma solução que previa melhorar a mobilidade na AML, onde o norte do distrito de Setúbal está incluído, que se estenderá aos restantes municípios no mês de julho.

Assumo desde já, que não sou utente do transporte infra, mas parece que o presidente da C.M.A., através do conforto do seu gabinete, e na reunião em que participou na AML, mais o vereador com o respetivo pelouro (que fez um excelente trabalho), após tudo o que poderia ter corrido mal, se concretizar. Mesmo assim, ambos não conseguiram apurar?

Iniciemos a desmitificação, na passada segunda-feira, dados indicam que cerca de 90% das carreiras previstas não se realizaram, porque os motoristas não conhecem os percursos e as paragens definidas para esta rede de transportes, sendo que a informação disponibilizada aos mesmos, estava em espanhol. Os motoristas dos TST, atualmente colaboradores da Carris Metropolitana, não foram respeitados, e quando assim é, como em qualquer organização, o preço a pagar é elevado. Os mesmos, praticam turnos com início ás 09:00, e findo á 00:00, iniciando um novo turno nas 09:00 do dia seguinte, chamadas “dobradinhas”, horários diários entre 12 e 14 horas, para um vencimento de 750€, com o desgaste elencado anteriormente.

Acrescem as seguintes más práticas, todos os motoristas, tem que se apresentar no local de trabalho, uma hora antes, pois no parque de estacionamento, não foi realizado o planeamento para acomodar os novos autocarros, e com a sobrelotação, cada motorista para levantar a sua viatura, obriga muitas vezes a terem que sair primeiro 3 a 4 viaturas, para desimpedirem o caminho. A devida higienização dos veículos, não está a ser realizada, o equipamento de leitura dos passes adquiridos on-line, o recetor na viatura não lê o mesmo, pois o equipamento chegou 3 dias antes da sua entrada em vigor, consequência, imensas filas na estação para tirar o passe, ou o mais frequente, os motoristas sujeitos á pressão e stress da entropia, indicam aos passageiros para simplesmente entrarem nos autocarros, afirmando “o pagamento depois logo se vê”, legenda: quando o pagamento depois logo se vê, a fatura ficará naturalmente para os Portugueses que pagam impostos, pagarem a fatura. Os motoristas fazem o seu período de almoço, dentro da viatura estacionada na berma da estrada, quando necessitam de utilizar uma casa de banho, ou utilizam o espaço público, ou tem simplesmente que se desenrascar, isto não é digno de um país civilizado, membro da Comunidade Europeia, na mesma semana da sua entrada em vigor, 90% dos antigos motoristas, deram entrada na baixa, pois as condições para desempenharem as suas funções são degradantes.

Vários autocarros sobrelotados, param nas paragens, sem ter a capacidade para receber mais passageiros, devido á sobrelotação, na rota Alcochete – Lisboa, foram disponibilizados autocarros com o modelo de passageiros em pé, quando regulamentação, obriga para a passagem na ponte Vasco da Gama, todos os passageiros sentados. Muitos inclusive recusaram-se a sair da viatura, tendo sido necessário a chamada da GNR de Alcochete, para proceder em conformidade.

 Assiste-se agora, como sempre, á troca de acusações e o não assumir de responsabilidades, entre a AML, TML, consorcio espanhol Alsa Todi e a Carris Metropolitana, “muitas desculpas” Sr. Presidente da C.M.A., não podemos aceitar, “cenário caótico na zona 4”, isso que refere sim é factual! Tendo sido obtido a resposta por parte da AML, lá para Agosto tudo estará resolvido, o que todos os utentes sabem o que isso realmente significa.

Mesmo com o 10 de Junho como pano de fundo, dia de Portugal, e de celebração a língua Portuguesa, infelizmente, nada existe para celebrar no país em socialismo, profunda vergonha alheia, João Galamba, é novamente apanhado no mesmo tipo de comportamento desviante! Assumiu inclusive publicamente, a autoria do vernáculo e das expressões que em nada o beneficiam. O mesmo, é novamente reincidente num discurso que deveria envergonhar o próprio, esta não é, nem pode ser a conduta de um Secretário de Estado. Num executivo não socialista, só um caminho está disponível, para esta constante forma de estar arrogante, nada coincidente com o estatuto que é exigido a um governante da nação, Sr. Secretário de Estado, peça sff a sua demissão! A Segurança Social, corta apoio alimentar a milhares de famílias, o salário médio é cerca de 180€ maior que o mínimo. Licenciados do Estado cada vez mais perto do salário mínimo, em 2019 os técnicos superiores entravam a ganhar mais 167% acima do mínimo, agora são apenas 72,5%, António Costa vira novamente a página, dentro da austeridade de esquerda.

O PS, encontra-se em falência técnica! Com o seu próprio mau exemplo de gestão, o mesmo partido, tem capacidade de executar um plano de gestão com sucesso no nosso país, em tempos de recessão e elevada taxa de inflação?

O presidente eleito do PSD, disse em Santarém, registar a “confissão de incompetência” do primeiro-ministro ao manifestar a esperança de ser o PSD “a dar uma solução” à localização do novo aeroporto e à alta velocidade ferroviária.

“Os Portugueses estão ansiosos por que se deixem os governantes de debate ideológico, de grandes discursos, para se aterem ao exercício singelo e discreto da sua função: trabalhar para resolver os problemas das pessoas, os problemas da nação.”

Dr. Francisco Sá Carneiro

Assembleia da República (1980)


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