Opinião

Análise de João Garrett Condelipes

Uma crónica de João Condelipes

O endividamento do setor não financeiro (Administrações Públicas, empresas e particulares) aumentou 24.100 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, para 794.800 milhões de euros.

Os Kamov do Estado Português, comprados em 2006 pelo então MAI (António Costa), entregues em 2007 e a operar a 100% em 2008 com 2 HESA e 4 para fogos.

Com a extinção da EMA, passaram para a Everjets em 2015, mas só 3, operaram até Janeiro de 2018.

Desde 2018 até 2022, nada foi feito e fala-se em comprar 12 helicópteros e 2 Canadair para a Proteção Civil, quando estes 5 Kamov deviam estar a operar em conjunto com os 3 alugados, visto os pontos de água cada vez serem mais escassos e a eficácia dos helicópteros pesados, fazerem toda a diferença.

Não há nenhum jornalista, que interrogue Patricia Gaspar, a Secretária de Estado da Proteção Civil, que tutela a prevenção de incêndios, acerca dos contratos assinados com a sua irmã, relativos ao SIRESP?

A argumentação/justificação referente ao algoritmo, da previsão da área ardida, é somente, passar um atestado de ignorância ao povo português.

Uma mulher, grávida de 31 semanas, morreu no passado sábado, em Lisboa, após ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória durante uma transferência de hospital.

O que segundo a comunicação social, foi mais uma última gota de água, no lugar da ministra no governo, se asaída de um.(a). ministro.(a), do ponto de vista do melhor interesse do país, é sempre uma má notícia, pois reflete um erro de políticas. Marta Temido sofreu uma queda ao chegar ao ministério, e caiu mal, também no seu pedido de demissão, uma decisão que não lhe cabia a si, mas ao seu Primeiro-Ministro, responsável máximo pelo estado lastimoso em que se encontra atualmente o SNS. Temido sai pela porta pequena, a sua saída, não é em si uma boa notícia para o país, pois com uma mudança de rosto, a governance do SNS, continuará do ponto de vista somente ideológico! A extrema esquerda, pais da (des)governação da “geringonça”, rapidamente apressaram-se a lavar as mãos, tais “Pilatos”.

Na gestão de qualquer organização, cantar a internacional no chuveiro, para agradar os extremos, não pode ser critério para ocupar o cargo, Costa cai também novamente, fragilizado com o legado da sua ministra, infelizmente com a morte de uma jovem mãe e 2 bebés.

Foi mais um ano perdido, quando 60% do ano já passou, o governo apenas investiu 11,6% do prometido no SNS. Investimento previsto pelo governo para 2022 = 589 milhões de Euros. Investimento efetivamente executado até Julho 2022 = 68,5 milhões de euros (Taxa de execução 11,6% / Fonte:DGO).

A novela Sérgio Figueiredo, e os favorecimentos de Medina, tem novos episódios, a entrevista a Teresa Leal Coelho (PSD), agendada no canal onde Medina era comentador, foi cancelada três vezes por Sérgio Figueiredo. Medina foi o único candidato entrevistado pela TVI e Assunção Cristas (CDS) teve o dobro das peças durante a campanha. Autarquia (Lisboa) viria a gastar mais de meio milhão de euros em apoios e adjudicações ao universo TVI/Figueiredo

Morreu aos 91 anos de idade, Mikhail Gorbatchev. Último líder da URSS, é a figura responsável pelo término da Guerra Fria, pelo que foi agraciado com o Nobel da Paz. Foi secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética de 1985 a 1991, operando uma controversa abertura do sistema político e económico do país ao Ocidente (a “Perestroika”, sustentada no conceito de “Glasnost” ou transparência).

Embora o seu mandato ainda tenha sobrevivido a uma tentativa de golpe de Estado, a União Soviética dissolveu-se em 1991. Posto esse período, Gorbatchev criou uma fundação e o PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA Russo, em Portugal, recebeu a Grã-Cruz da Ordem de Liberdade.

Posteriormente o PCP emitiu um comunicado, onde critica ferozmente Gorbachev, sem uma única nota de pesar, um partido que nas últimas eleições legislativas obteve 4%, em mais uma derrota histórica, contínua em 2022, com as suas tomadas de posição erróneas, anacrónicas, isolados na sociedade portuguesa. Representantes de Putin, coerentes com o seu percurso ideológico, sempre, do lado errado da História!

A vereadora da CDU em Braga, Bárbara Barros, recorreu à rede social Twitter para informar que irá celebrar, na Festa do Avante, a morte do ex-líder soviético.

Mikhail Gorbachev libertou o leste Europeu da ditadura comunista e da opressão, preferindo a liberdade e a democracia. Um dos nomes mais importantes e decisivos na história contemporânea.

Tendo a perfeita noção, que houve contrapartidas para o município de Alcochete, é na minha perspetiva uma péssima decisão, que abre inclusive um precedente, pela discriminação pela positiva da empresa infra. Ao município, cabe o papel de captar o máximo de investimento possível para o concelho, mas não a qualquer custo, no Montijo existem 2 superfícies da mesma empresa, e não tiveram direito a rotunda com publicidade e bem! Se as restantes empresas do mesmo segmento de mercado, presentes no concelho, também aspirarem a realizar rotundas com publicidade, qual vai ser a posição do executivo, vamos passar a ser Alcochete, a capital das rotundas dos supermercados? Com esta tomada de posição, o executivo e Fernando Pinto em particular, perdem a face, e a autoridade moral, para negarem aos restantes supermercados, a aspiração legitima de num futuro próximo, terem também a sua rotunda. Mais uma péssima decisão do atual executivo Socialista do betão, inclusive na minha opinião, com o resultado final horrível, de um cubo em “cimento” numa das principais artérias da nossa vila (Av. Sociedade Imparcial 15 de Janeiro).

No passado dia 31/08/2022, na 17ª reunião da C.M.A., o espaço reservado ao público, estava cheio de Alcochetanos residentes na zona envolvente ao espaço que é ocupado pelos ecopontos, na Rua do Norte, pessoas que conheço inclusive pessoalmente. A munícipe no vídeo infra (uma das intervenções), de forma clara, transmitiu de viva voz que estão extremamente desiludidos com este executivo, devido a um grave problema de saúde pública. E cito, em toda a zona dos ecopontos, a quantidade de moscas é enorme, o cheiro é nauseabundo, e inclusive ratos nas casas…

Cara munícipe, a senhora não tem que pedir, o termo é exigir a resolução deste grave problema já, “não talvez previsto até final do ano corrente”, como rapidamente o vereador com o pelouro, tentou desculpar-se. Todos nós, contribuintes com os nossos impostos, pagamos os salários deste mesmo executivo, e como foi inclusive audível em off (microfone desligado), foi possível ouvir os Alcochetanos perante a proposta do vereador, que na minha perspetiva não é solução, mas somente um remendo, que regressarão á próxima reunião de camara, caso se mantenha a inercia. Não é admissível em 2022, as condições de falta de higiene e insalubridade, a que estão sujeitos estes Alcochetanos, por clara incompetência do executivo. Sim, estamos a falar de uma zona histórica, em pleno centro da vila, com uma vista deslumbrante para a Capital, mas com esta triste constatação.

Se em nome do rigor, é correto que a recolha do lixo é responsabilidade da Armasul, mas que devido ao estacionamento abusivo, os mesmos, não conseguem chegar aos ecopontos, e proceder á respetiva recolha do lixo, conforme é do conhecimento do Sr. Presidente, Fernando Pinto, foi inclusive caricato, assistir de uma forma profícua á proposta de solução da munícipe, que com uma solução prática e de custo bastante em conta, demonstrou como seria tão fácil solucionar esta situação. Para memória futura em 2025, esta inércia, também é Socialismo, que só sai dos gabinetes, para cortar fitas de inaugurações…


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *