Atualidade

Ana Paula Mendes premiada por investigação em Terapia da Fala

Ana Paula Mendes, docente da Escola Superior do Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS), conduziu uma investigação que acaba de ser distinguida com o prémio de Melhor Artigo Científico pela Revista Portuguesa de Terapia da Fala (RPTF) referente a 2020, que partilha com os coautores Miriam Moreira, David Guerreiro, David Nascimento, Inês Tello Rodrigues e Vânia de Aguiar.

O artigo, intitulado ‘Práticas e Competências de Investigação do Terapeuta da Fala em Portugal’, resultou de um trabalho desenvolvido pela equipa da Comissão de Inovação e Desenvolvimento (CID) da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (SPTF), presidida pela docente entre 2017 e 2020.

O estudo analisou as respostas a um questionário online, no qual participaram 86 terapeutas da fala com prática clínica em Portugal.

Os resultados revelaram que a carga horária destes profissionais é maioritariamente clínica (59,6%), sendo a investigação científica uma das práticas com menor carga horária dedicada (9,8%). Contudo, a maioria dos terapeutas da fala inquiridos reportou estar envolvida em projetos de investigação (53,5%).

Pós-doutorada em Ciências da Fala, Ana Paula Mendes lecionou igualmente na Universidade de Aveiro e nas universidades da Flórida e Indiana University of Pennsylvania, nos Estados Unidos, país onde também desenvolveu prática clínica em terapia da fala.

É responsável pela criação de vários instrumentos de Linguagem, Fala e Voz, como a ESFALA – Escala de Desenvolvimento dos Sons da Fala e a EAVOCZ – Escala de apreciação da voz cantada, esta última publicada em três línguas.

O Prémio RPTF é uma distinção de incentivo à investigação científica, sendo atribuído anualmente pela Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala (APTF) a autores seus associados que tenham publicado artigos científicos na Revista Portuguesa de Terapia da Fala (RPTF).


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *