Sociedade

Ana Leal anunciou saída da TVI e garante que reportagens ‘incomodaram poderes e intocáveis’

A jornalista da TVI, Ana Leal, anunciou esta sexta-feira no seu perfil do Facebook que o seu vínculo profissional com a TVI terminou e admite que chorou, deixando ainda um conjunto de agradecimentos a vários colegas e amigos de profissão.

«Moro num livro envelhecido pelo tempo. Hoje abri esse livro. As imagens sucedem-se. São a minha existência. O que vi. O que senti. O que ninguém poderá contar por mim. Nomes. Lugares. Pessoas. Rostos. Expressões. Montanhas. Vales. Cores. Cheiros. Medo. Esperança. Memórias» escreveu a jornalista.

O texto, após os agradecimentos «pela fase mais feliz da minha vida enquanto jornalista, com uma frase peremptória: «Durante o programa Ana Leal emitimos cerca de cem reportagens de investigação que incomodaram poderes instalados e pessoas que se julgavam intocáveis.

Voltaria a fazer tudo da mesma forma, com o orgulho de quem não verga a nenhum tipo de pressão».

Ana Leal foi suspensa no final do mês de maio após um desentendimento com o diretor de Informação Sérgio Figueiredo, e facultou ao Conselho de Redação (CR) emails que trocou com a direção de Informação para sustentar as acusações de censura que a antiga equipa do seu programa de investigação fez ao diretor.

O canal instaurou um inquérito interno e a repórter foi alvo de um processo disciplinar, o segundo em oito anos – em 2013 foi suspensa após ter feito participação ao CR por ter sido retirada do alinhamento do ‘Jornal das 8’, pela então subdiretora Judite Sousa, uma notícia sua.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *