Política

Ana Gomes sugere que PR e parlamento ponderem adiamento das eleições

Ana Gomes afirmou hoje que o Presidente da República e parlamento devem ponderar adiamento das eleições presidenciais.

A candidata presidencial Ana Gomes afirmou hoje que o Presidente da República e parlamento devem ponderar adiamento das eleições presidenciais devido à evolução da pandemia de covid-19, dizendo não desejar esse cenário, mas assegurando que não se oporá.

Numa nota enviada à Lusa, a candidato defendeu que o Presidente da República “deverá naturalmente tirar consequências das previsões hoje feitas pelos especialistas” na reunião do Infarmed, na qual participou por videoconferência.

“Face aos dados hoje revelados imagino que também a Assembleia da República deva ponderar uma iniciativa no sentido do eventual adiamento das eleições presidenciais para data que permita a participação democrática e segura dos cidadãos e uma maior afluência às urnas sem riscos de saúde”, refere.

A candidata considera que não lhe compete tomar essa iniciativa, mas sim aos deputados e ao Presidente da República.

“A mim, compete-me chamar a atenção para a gravidade da situação apontada pelos especialistas. Desde já adianto que não me oporei a um eventual adiamento das eleições presidenciais. Não o desejo – mas não me oporei”, refere.

A antiga eurodeputada do PS assegura que estará de acordo “se os órgãos democráticos competentes entenderem que o adiamento das eleições presidenciais (para um período de maior normalidade) contribui para uma maior participação nas eleições e para diminuir os riscos de segurança sanitária, isto é, para valorizar o ato eleitoral e a qualidade da democracia”

“Repito, não o desejo – mas não me oporei”, sublinhou a candidata numa posição enviada à Lusa e sintetizada num vídeo divulgado na sua conta de Twitter, que foi retirado por alguns minutos, mas depois novamente publicado.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *