DesportoDistrito de SetúbalSeixal

Amora FC e Vitória FC: As contas para lutar pela subida

A Liga 3 está a quase a chegar à fase final. Faltam apenas três jornadas para encerrar a fase das séries e começarem a realizar-se os play-offs de subida e de despromoção.

Na Série B, O Vitória FC e o Amora FC sonham com a luta pela subida, mas em posições diferentes: os sadinos só dependem de si próprios para garantir o apuramento para o play-off e os amorenses precisam de uma combinação de resultados milagrosa para conseguirem.

Série B da Liga 3 | Foto: Flashcore

No 4º lugar, o Vitória FC está com 30 pontos. Ainda pode sonhar com o 3º ou 2º lugar, mas só precisa de garantir a posição atual para assegurar a presença no play-off de promoção.

Vamos aos cenários complicados, os casos de igualdade pontual. Caso acabe em igualdade pontual como:

  • Amora FC: O confronto direto entre ambos está anulado, por terem feito o mesmo resultado em casa e fora. Posto isso, o segundo critério é a diferença de golos no campeonato. Neste momento, o Vitória FC tem +3 e o Amora FC +4.
  • Real SC: A equipa de Massamá tem vantagem no confronto direto, por ter vencido em casa (2-1) e ter empatado (1-1) no Estádio do Bonfim. O Real SC fica à frente.
  • Caldas SC: É o mesmo cenário que com o Amora FC. Fizeram o mesmo resultado nas partidas entre ambos, por isso, vale a diferença de golos no campeonato. Atualmente, O Vitória FC tem +3 e o Caldas SC -1.

Teoricamente, o calendário é favorável ao Vitória FC. Vai defrontar o Oriental Dragon FC, último classificado, O CD Cova da Piedade, 8º, e o FC Alverca, 3º classificado. Na primeira volta, empatou com os dois primeiros e venceu o último referido.

No caso do Amora FC, o cenário é mesmo muito complicado. Não depende de si próprio, logo, tem de esperar uma combinação de resultados para conseguir assegurar um dos lugares do play-off de subida, matematicamente possível só o 3º e 4º classificado.

Vamos analisar o calendário da equipa de Sandro Mendes: próximo encontro é fora com o Real SC (6º), segue-se o Caldas SC (7º) em casa e depois o SCU Torrense (2º), fora. Caso vença os dois primeiros jogos, tem de esperar que o Vitória não vença pelo menos um dos dois próximos encontros e deixar tudo adiado para a última jornada. Isto para chegar ao 4º lugar e depender da diferença de golos, como explicámos anteriormente.

Para chegar ao 3º classificado, precisa de vencer todos os seus encontros e esperar que o FC Alverca perca todos e que o Vitória FC e o Real SC não façam 36 pontos. Com os sadinos, neste cenário em que ambos terminem com 36 pontos, o desempate é feito por diferença de golos. Em caso de igualdade pontual com o Alverca FC, o critério também é o mesmo (Confronto direto anulado por vitória para ambos os lados e diferença de golos nesse encontro nula [2-1;3-2].

A não esquecer que o Real SC e o Caldas SC têm um jogo a menos que o Amora FC. A equipa de Massamá joga amanhã, quarta-feira, diante o Oriental Dragon FC e pode chegar ao duelo com a equipa do Seixal com mais um ponto, caso vença.

Confuso? Vamos simplificar: O Amora FC tem de vencer todos os jogos e esperar que o Vitória perca pelo menos um, para depender do confronto direto. Todos os outros cenários dependem de vários resultados e de diferentes equipas.

Tudo é possível no mundo do futebol. Resta esperar para ver o que vai acontecer nos últimos jogos do campeonato.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *