AML lança concurso para melhorar transportes públicos
A AML – Área Metropolitana de Lisboa lançou hoje um concurso público internacional no valor de 1,2 mil milhões de euros, para melhorar o serviço de transporte público rodoviário nos seus 18 municípios.
Este concurso «o maior que o país já alguma vez lançou do ponto de vista de serviços rodoviários» e segundo Fernando Medina «o mais tardar até meados do próximo ano a frota de autocarros, dividida em quatro lotes de concessão, vai funcionar segundo uma marca única: a Carris Metropolitana».
Esta marca irá incluir todos os autocarros da AML (Carris, TST e TCB) e nos anos seguintes a Soflusa e o Metropolitano de Lisboa.
Para o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, isto significa que «iremos ter mais de 40% da oferta de autocarros do que havia hoje, numa rede única, com novas linhas e novas ligações que não existiam até agora, e nas ligações existentes uma maior oferta, isto é mais pontualidade, menos intervalo entre autocarros. E vamos ter também horários em que esses autocarros não existiam e que vão passar a existir em horários noturnos, em horários de fim de semana.»
O edil explicou ainda que «pela primeira vez é feita uma rede que é desenhada de raiz, em que se tem em conta as necessidades das pessoas e aquilo que são os trajetos que as pessoas necessitam fazer no conjunto dos 18 municípios da AML».
Já o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, presente na cerimónia, «é com expectativa que nós vemos a opção que vai ser desenhada pela AML para muito depressa criarmos condições para que a Transtejo e a Soflusa sejam geridas por esta Empresa Metropolitana de Lisboa».
O ministro assegurou que o Governo não se vai desresponsabilizar de nada, porque «o concurso está lançado, os barcos vão ser adquiridos, estarão aí no prazo certo», e está disponível para ajudar nos novos modelos de gestão que venham a ser concretizados.
Segundo o ministro, cabe agora à AML e às suas autarquias «definir quais são os grandes investimentos que virão aí e se serão no Metro, no Metro Ligeiro ou em modelos de BRT» (autocarros rápidos), garantindo que o Governo «fica agora à espera da vossa proposta (AML)» e lembrou que «há mil e 100 milhões de euros para investir no próximo ciclo e isso é que conta».
Margem sul sai beneficiada
A península de Setúbal será mais beneficiada que a margem norte da AML, porque terá um aumento da oferta rodoviária previsto no novo concurso internacional.
A garantia foi dada por Carlos Humberto de Carvalho, primeiro-secretário da AML, que justificou o reforço previsto para a margem sul do Tejo com o facto da zona ser também aquela onde o transporte rodoviário é actualmente mais deficitário.
Os concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra vão passar a contar com 43 novas carreiras.
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