País

AML abre concurso para combate a situações de exclusão social

A Área Metropolitana de Lisboa (AML) anunciou a abertura do concurso de 121,5 milhões de euros para financiar um plano metropolitano que pretende combater situações de carência e exclusão social em comunidades desfavorecidas da região.

Esta quinta-feira foi publicado o 2.º aviso sobre o investimento de «Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa».

Esta segunda fase do concurso estabelece as regras aplicáveis ao apoio financeiro no âmbito na Componente C3 – Respostas Sociais do PRR ‘Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto’.

As Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa (AML) visam promover uma abordagem integrada, concertada e síncrona que dê resposta, na dimensão física material e na dimensão imaterial, aos problemas experienciados pelos residentes destes territórios e respetivas comunidades.

Com este investimento, de 121,5 milhões de euros, pretende-se uma abordagem integrada que permita promover a inclusão social de comunidades desfavorecidas e que vivem em situação de carência e exclusão.

A verba será aplicada até 31 de dezembro de 2025 em 31 operações integradas locais junto destas comunidades e AML irá agora realizar reuniões com os 18 municípios que a compõem, entre 30 de maio e 3 de junho, para partilha de planos, dúvidas e esclarecimentos.

O plano metropolitano pretende desenvolver uma abordagem integrada para promover a inclusão social de comunidades desfavorecidas e que vivem em situação de carência e exclusão.

«As verbas serão investidas em obras, construção e ações imateriais sobre as múltiplas vulnerabilidades sócio-territoriais, envolvendo atores locais e setoriais (nacionais), de acordo com as características, problemas e oportunidades de cada comunidade, identificadas a partir de diagnósticos locais participados», refere o comunicado da AML.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *