Distrito de Lisboa

AML aborda assuntos relativos aos Bioresíduos e ao meio envolvente ambiental

Na passada semana, dia 22 de julho, a AML (Área Metropolitana de Lisboa), realizou a reunião do Grupo de Trabalho Metropolitano de Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente

De acordo com nota enviada pela AML, a reunião teve como objetivo debater sobre temas relacionados com o apoio á implementação de projetos de recolha seletiva de bio resíduos, a dinamização de redes e programas na área da transição alimentar, análise das comunidades de energia renovável, e o posicionamento de Área Metropolitana de Lisboa face á Missão “Adaptação às Alterações Climáticas” da União Europeia.

Na vertente do bio resíduos, abordou-se o protocolo que futuramente irá ser assinado entre o Fundo Ambiental e a AML, no âmbito do Programa RecolhaBio. Este programa acordado entre as duas instituições tem como objetivo financiar investimentos neste setor, e também de projetos ou de iniciativas que incidem no aumento da capacidade dos municípios para assegurar o desvio na origem, bem como a recolha seletiva de bio resíduos, sendo que alguns investimentos relacionados com este programa, já estão em curso.

No que toca á área da transição alimentar, a Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia (A25), apresentou durante a reunião, o projeto AML Alimenta, que trabalha em três grandes áreas temáticas, sendo estas Alimentação Sustentável, Promoção da Dieta Mediterrânica e Diminuição do Desperdício Alimentar.

O projeta desta vertente alimentar conta com colaboração da AML (Área Metropolitana de Lisboa, A25 (Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia, ADREPES, (Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, e a DRAPLVT (Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo). Este projeto tem planos de ser executado até maio de 2024.

No evento esteve presente cerca de 30 técnicos, que representaram os municípios da região e da Área Metropolitana de Lisboa.

Na reunião, realizada no salão nobre da Área Metropolitana de Lisboa, participaram cerca de 30 técnicos, em representação dos municípios da região e da Área Metropolitana de Lisboa.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *