AtualidadeDestaqueSociedade

Amianto nas escolas: Saiba quais as principais doenças associadas

Mas afinal o que é o amianto? O amianto é uma variedade fibrosa de sais minerais abundantes na natureza, com propriedades físicas de resistência a altas temperaturas, incombustibilidade, boa qualidade de isolamento, durabilidade e flexibilidade, que foi utilizado na fabricação de materiais para a construção civil ao longo de muitos anos. Este material tem tendência a produzir partículas que flutuam no ar e podem ser facilmente inaladas, podendo causar graves problemas de saúde.

Apesar da sua utilização ter sido proibida em Portugal em 2005, ainda existem muitos vestígios de amianto em revestimentos e coberturas de edifícios, gessos e estuques, ou ainda tetos falsos e isolamentos. É por isto que o amianto vai ser retirado das escolas, de modo a prevenir doenças como o cancro do pulmão, cancro gastrointestinal, asbestose e mesotelioma.

O amianto está incluído no grupo de substâncias cancerígenas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No total, 125 milhões de pessoas estão expostas a este material em todo o mundo, e 107 mil morrem anualmente por doenças relacionadas com o amianto, tendo este já sido banido em 60 países.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *