Distrito de LisboaPolítica

Ambiente e crise energética foram temas debatidos em Sintra

Na passada sexta-feira, dia 28 de outubro, realizou-se a uma reunião do Conselho Estratégico Empresarial e Conselho Estratégico Ambiental de Sintra.

Este evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, e do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro

O ministro abordou as prioridades governativas nas áreas do ambiente e da ação climática para fazer face aos desafios que Portugal atravessa.

O ministro apresentou algumas estratégias e projetos que o seu ministério pretende desenvolver e colocar em prática nos setores que representa, nomeadamente medidas que promovam a aceleração da transição energética, a descarbonização, o aproveitamento de águas residuais, uma melhor gestão dos resíduos, entre outras.

Duarte Cordeiro salientou que estas estratégias estão alinhadas com o “compromisso que o país assumiu e atualizadas à luz daquilo que é a realidade do nosso dia”.

O ministro referiu o papel de Sintra no desenvolvimento de politicas de economia circular e a criação de uma Área Marinha Protegida em Sintra, que “faz com que o concelho de Sintra seja um exemplo para outros Municípios e valorize ainda mais o seu território”.

Já Basílio Horta refere que “estamos a atravessar momentos muito difíceis e é preciso ter em atenção a vida de todos os dias, que afeta e preocupa a autarquia, mas também as nossas famílias e as empresas” realçou o autarca.

“estamos muito empenhados em trabalhar com Governo, a criar e identificar a melhor forma de ultrapassar este momento de crise”, completou o presidente.

O autarca aproveitou para voltar a anunciar que o município irá assumir a tarifa social da água do SMAS de Sintra em 2023, no valor de 600 mil euros incluída no pacote de medidas anticrise aprovado na ultima reunião do executivo.

“desta forma criamos as condições económicas para que no próximo ano os SMAS de Sintra não aumentem o preço da fatura da água de todos que vivem em Sintra,”, explicou o presidente da autarquia.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *